No evento de abertura da WWDC 2022 realizado na segunda-feira (6), a Apple apresentou o macOS Ventura. A nova versão do sistema operacional dos Macs expande a conectividade entre os computadores e o iPhone e iPad, além de trazer melhorias no Safari, Mail e outros aplicativos.
O que há de novo no macOS Ventura
O grande destaque do macOS Ventura fica por conta da melhor integração com demais dispositivos da Apple. Um grande exemplo é a possibilidade de usar a câmera do iPhone como webcam do computador, tudo sem a necessidade de fios. O recurso é compatível não apenas com o FaceTime mas também com outros apps e ainda oferece Modo Retrato e efeitos de iluminação.
Ainda no quesito de conectividade entre dispositivos, agora basta aproximar o iPhone do Mac durante uma chamada para transferir a ligação para o computador.
Assim como o iPadOS 16, o macOS Ventura traz o recurso Stage Manager. Com ele, o sistema oferece uma nova forma de organizar os aplicativos abertos, sendo possível organizá-los em diferentes espaços para alternar rapidamente entre cada um deles.
O Safari ganhou Grupos de Abas compartilhados e outras melhorias que tornam o navegador mais eficiente para assistir vídeos na internet sem drenar a bateria dos MacBooks. Os usuários podem até criar uma página de início compartilhada entre vários usuários para terem acesso aos mesmos sites favoritos.
O Mail, outro aplicativo da Apple, agora conta com uma busca inteligente capaz de auto-completar os resultados, além de ter opções para agendar e cancelar o envio de emails. Já o iMessage permite que os usuários editem e apaguem mensagens enviadas, além se ser integrado ao SharePlay.
Outras novidades incluem novos aplicativos como Relógio e Tempo, além de um novo visual para o aplicativo Preferências do Sistema.
Disponibilidade do macOS Ventura
O macOS Ventura está agora disponível em uma versão de testes para desenvolvedores. A atualização será disponibilizada para usuários registrados no Apple Beta Software Program em julho, enquanto a versão final só deve ser lançada em setembro deste ano. A atualização requer um Mac de 2017 em diante.