Apple Watch

watchOS 9 adiciona novos mostradores e lembretes de remédios ao Apple Watch

Além do iOS 16 e iPadOS 16, a Apple também apresentou o watchOS 9 durante o evento de abertura da WWDC 2022 na segunda-feira (6). A atualização para o sistema operacional do relógio traz novos mostradores, mais recursos para monitorar atividades físicas e ainda lembretes de remédios.

Novidades do watchOS 9.

O que há de novo no watchOS 9

Os mostradores são parte fundamental do Apple Watch, e o watchOS 9 traz diversas novidades nesse quesito. Neste ano, a Apple aproveitou para repaginar alguns dos mostradores antigos para que eles aproveitem melhor a tela maior do Apple Watch Series 7. O sistema também ganhou novos mostradores, como o Lunar – que foi inspirado na contagem do tempo de acordo com as fases da lua.

Há também opções para alterar a cor de fundo dos mostradores Modular Compacto e Infográfico. Além disso, o mostrador Retrato agora faz uma seleção automática com fotos de animais. Porém mais do que novos mostradores, o sistema ganhou novas complicações – os widgets de aplicativos que podem ser adicionados aos mostradores.

O sistema também ficou mais inteligente. Enquanto estiver navegando em um aplicativo, as notificações recebidas não ocupam mais a tela toda. Já a Dock, que mostra os aplicativos favoritos do usuário, também exibirá automaticamente os apps ativos em segundo plano.

No quesito saúde, o watchOS 9 ficou ainda mais completo. O monitoramento de sono agora exibe informações sobre os estágios do sono, como o REM e profundo. Há ainda um novo aplicativo que permite adicionar lembretes para tomar remédios e vitaminas na hora certa. Tudo isso é sincronizado com o aplicativo Saúde do iOS 16.

Monitoramento de sono no watchOS 9.

O app Exercícios agora exibe métricas avançadas como zonas de batimentos cardíacos e elevação. Além disso, os círculos do usuário são exibidos junto ao exercício em andamento. Para assinantes do Apple Fitness+, as métricas em tempo real também serão exibidas em TVs compatíveis com AirPlay.

Outras novidades incluem suporte ao teclado em português no Apple Watch Series 7, opção para criar eventos no calendário diretamente pelo relógio e integração dos apps do watchOS com a Apple TV.

Disponibilidade do watchOS 9

O watchOS 9 está agora disponível em uma versão de testes para desenvolvedores. A atualização será disponibilizada para usuários registrados no Apple Beta Software Program em julho, enquanto a versão final só deve ser lançada em setembro deste ano. A atualização requer um Apple Watch Series 4 ou posterior.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.