Dicas para iOSiPhone

Mais segurança: iPhone é bloqueado automaticamente ao ter o chip removido

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

O sistema iOS, que equipa vários dispositivos da Apple, conta com diversas ferramentas de segurança para proteger o usuário. Recentemente, com o iOS 11.4.1, a empresa adicionou uma nova trava que bloqueia a transmissão de dados por meio do cabo USB até que a senha do aparelho seja inserida. E agora, o analista de tecnologia Benedict Evans descobriu que o iPhone é bloqueado automaticamente ao ter o chip (SIM) removido.

Embora Evans tenha comentado no Twitter que isso é uma novidade do iOS 12, ainda em testes, a camada extra de segurança também já existe nas versões mais recentes do iOS 11. Assim que o chip é ejetado do aparelho, o sistema trava o iPhone e desabilita automaticamente qualquer um dos meios de autenticação por biometria — Touch ID e Face ID.

Tudo fica bloqueado, sendo possível apenas efetuar chamadas de emergência (polícia e afins). Para voltar a utilizar o iPhone e ativar a biometria novamente, basta digitar a senha definida pelo usuário. A novidade certamente se junta ao recurso Buscar iPhone como uma forma de impedir que pessoas mal-intencionadas acessem os dados do dispositivo, principalmente em casos de roubo.

Embora essa mudança não faça você correr menos riscos de ter o telefone roubado, isso dificulta o uso do iPhone posteriormente. Em vários casos que acontecem todos os dias, os ladrões solicitam a senha do aparelho ao dono e removem o chip logo em seguida para não ser possível rastreá-lo, mas continuam tendo acesso às informações armazenadas. Agora, ao tirar o chip, o iPhone fica bloqueado.

E é por motivos como este que sempre se deve manter seu iPhone, iPad ou qualquer outro dispositivo atualizado com a versão mais recente do sistema operacional.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.