AnálisesAppsMac

Mega Review: Aperture 3

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Olá pessoal

Hoje irei falar sobre o Aperture 3, falando de cada parte do programa.


Faces

O Faces detecta automaticamente os rostos nas suas fotos. Assim que um rosto é detectado e identificado, o Faces consegue reconhecer aquele rosto e procurar, outros rostos exatamente como aquele, em toda a sua biblioteca ou em um determinado projeto. Ele consegue até mesmo encontrar um determinado rosto em fotos de grupos. Quanto mais você usa o Faces, mais inteligente e preciso ele fica, facilitando a localização das fotos de uma determinada pessoa.

E quando Faces mostrar um rosto não identificado, basta digitar o nome da pessoa. Dessa forma, quando você exportar as imagens, o nome poderá ser usado como palavra-chave.

O Aperture 3 expande o alcance do Faces do iPhoto ´09. Agora é possível procurar pela pessoa que você solicitou não apenas na biblioteca inteira, mas também por projeto. E o novo modo de visualização Show Unnamed Faces mostra todos os rostos detectados mas ainda não identificados de um projeto para facilitar a identificação dos mesmos.

 

Places

Se estiver usando uma câmera com GPS para fotografar, o Aperture 3 utiliza geocodificação reversa para converter coordenadas de localização em nomes de locais familiares e mostrá-los em uma mapa do Places. Se estiver utilizando um aparelho GPS, o caminho para chegar até o local da foto aparecerá no mapa quando você importar um log de caminhos. Você também pode extrair locais dos aplicativos indicadores de caminho ou das fotos do seu iPhone. O que significa que você consegue localizar rapidamente todas aquelas fotos que você tirou em Yellowstone, por exemplo, sem ter que digitar Yellowstone. As fotos podem ser organizadas por país, estado, cidade ou ponto turístico como o Old Faithful ou o centro de visitantes do parque.

Caso uma foto não tenha metadados GPS, basta arrastá-la no mapa para o ponto onde ela foi tirada. Aparecerá um pino. Assim, quando estiver procurando as fotos, use o menu de navegação do mapa para encontrar rapidamente o local. Clique no pino para que o Aperture mostre todas as fotos tiradas ali.

Se quiser mudar a localização de uma foto, arraste o pino no mapa pelas ruas ou país. Os dados GPS associados à foto são atualizados automaticamente para que você saiba sempre a localização das suas fotos.

 

Pincéis

Os pincéis possibilitam uma ampla variedade de efeitos para melhorar detalhes nas suas fotos. Com controle preciso do tamanho, suavidade e intensidade de cada pincel, é possível ajustar apenas as partes da imagem que você deseja, deixando o restante intacto. Por exemplo, você pode ressaltar o verde da folha de um coqueiro em uma praia para reduzir a exposição e deixá-la mais escura, sem tocar no resto da imagem. Ou você pode trabalhar apenas a sombra para aumentar a exposição e ressaltar detalhes da areia. Não importa quanto você mude a imagem, poderá voltar sempre para o original.

Você nunca teve à disposição tantos efeitos especiais e tão fáceis de usar. Suavize a pele, mude a cor do céu, esmaeça o fundo, destaque as linhas, intensifique as cores e muito mais.

Quinze Pincéis Rápidos cuidam dos trabalhos de retoque mais comuns com apenas alguns toques. Dê uma pincelada rápida, um efeito polarizado ou borre. Suavize imperfeições da pele, diminua a saturação ou ressalte detalhes. Todos os Pincéis Rápidos podem ser acessados facilmente na paleta de ferramentas.

A opção Detect Edges ajuda a fazer os ajustes exatamente nos pontos que você deseja. Vamos dizer que você tenha a imagem de montanha escura em um por do sol bem vermelho. O pincel consegue enxergar as bordas da montanha para que você possa dar um retoque de cor na silhueta da montanha, sem passar a cor para o céu. Ou escurecer o vermelho do por do sol sem afetar a montanha. Detect Edges facilita os retoques e economiza o seu tempo.

Pré-configurações de ajustes

As pré-configurações de ajustes Quick Fix prontas para serem usadas avivam imagens, aumentam a vibração, refazem as exposições, equilibram o branco e recuperam superexposições. Você também pode testar uma ampla variedade de efeitos, de mudança de cor para sépia para processos de cores e branco e preto com diferentes contrastes. Aplique qualquer combinação de ajustes com apenas um clique. E como os ajustes não são invasivos no Aperture 3, basta um outro clique para remover os efeitos e voltar à foto original.

Quer uma foto em sépia? Ou com alto contraste em preto e branco? Mas e se a foto foi tirada com uma câmera de brinquedo? As pré-configurações de ajustes permitem aplicar esses e outros efeitos rapidamente em uma só foto ou em um projeto inteiro.

É muito fácil ver os efeitos dos ajustes nas imagens. Mova o cursor para outra opção de ajuste e aparecerá em uma janela como a imagem ficará com cada um dos efeitos que você testar.

Se você conseguiu dar a aparência certa a uma foto e deseja aplicá-la em todo um projeto, o Aperture 3 o ajuda a economizar horas de trabalho. Basta salvar seus toques como uma pré-configuração de ajuste e aplicá-la onde desejar. Você pode até importar as pré-configurações criadas por outros usuários do Aperture ou exportar as suas e compartilhá-las.

 

 

Navegador em tela cheia

Percorra toda a sua biblioteca no Navegador em tela cheia, passando rapidamente de um projeto para outro com o mesmo modo de visualização em tela cheia. Faça opções e compare-as lado a lado. Zoom de 25% a 1000% para conferir os detalhes. Percorra todo o vídeo. Tudo em brilhante tela da Apple.

Você quer ver fotos e não se preocupar em controlar painéis. O recurso Vanishing HUD do Aperture 3 permite ocultar temporariamente o Inspetor de ajustes para que você possa trabalhar com as suas fotos em tela cheia, sem nada para atrapalhar. Basta selecionar o controle desejado e manter pressionada a tecla Shift. Tudo desaparece, deixando a tela inteira para você trabalhar.

Com o Aperture 3 percorrer a sua biblioteca agora é uma festa para os olhos. Use o Library Path Navigator para passar rapidamente de um projeto para outro e ver miniaturas redimensionáveis usando cada polegada da sua tela. E agora não apenas ficou mais fácil encontrar o que você procura, mas também ter uma linda visão das fotos tiradas.

 

Avançadas apresentações de slides

Se estiver migrando do iPhoto ´09, as apresentações criadas com temas como Snapshot e Shatter são totalmente preservadas com todo seu esplendor. O Aperture 3 traz ainda todos os temas do iPhoto e dois novos: Watercolor Panels e Photo Edges. Cada tema oferece um leiaute criado por um profissional, tratamento de títulos e transições para que você conte com um segundo plano realmente diferenciado para as suas fotos. Escolha um tema, coloque algumas fotos, vídeos em alta definição e crie apresentações surpreendentes em pouquíssimo tempo.

Se a sua câmera fizer vídeos você poderá importá-los juntamente com as imagens e incluí-los na sua apresentação. Basta arrastar o videoclipe para a apresentação, assim como você faz com as fotos.

Para personalizar sua apresentação, pegue algumas músicas da sua biblioteca do iTunes (apenas sem DRM). Em seguida, arraste e solte os clipes de áudio armazenados na sua biblioteca do Aperture – voiceover, narrações e qualquer outro material sonoro já gravado e crie uma trilha sonora diversificada. Se estiver colocando vídeo na sua apresentação, poderá acrescentar também o áudio do vídeo.

Controle na ponta dos seus dedos. No Aperture 3 você controla o ritmo da sua apresentação com o toque de um dedo. Durante a apresentação, pressione a tecla Return para determinar o início e o final da apresentação de cada slide. Dê um toque para mudar de slide para que o Aperture 3 grave seus tempos.

Se usar os temas Classic e Ken Burns poderá acrescentar títulos com as opções de fonte, estilo e tamanho desejadas e em qualquer parte da apresentação. Escolha bordas e as cores de fundo. Aumente ou diminua as fotos. E até controle as mudanças e ajuste o tempo das transições.

 

 

Até a Próxima

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.