Notícias

Menino de 4 anos de idade consegue salvar a vida de sua mãe usando a Siri no iPhone

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Este é um daqueles casos em que vemos como a tecnologia pode ser realmente útil em nosso dia a dia. Roman, um menino do Reino Unido com apenas 4 anos de idade, conseguiu no dia 4 de março salvar a vida de sua mãe graças à Siri — assistente virtual do iPhone — de acordo com um relato divulgado pela própria polícia do país.

O garoto estava em casa com sua mãe quando ela caiu no chão e ficou inconsciente. A partir disso, sem saber o número de emergência, ele apenas pegou o iPhone de sua mãe e pediu socorro para a Siri — que rapidamente ligou para o serviço de emergência local. Toda a conversa que Roman teve com a polícia foi registrada e publicada posteriormente no YouTube (em inglês).

Durante a chamada, o menino de 4 anos explicou que a mãe “está fechando os olhos e não está respirando”. A polícia perguntou então o local em que eles estavam e, cerca de 13 minutos depois, uma ambulância chegou ao local para levar a mãe ao hospital — que conseguiu ser reanimada e agora passa bem. Após o caso, a Polícia Metropolitana do Reino Unido aproveitou para reforçar a importância de instruir as crianças a lidarem com situações do tipo.

“Esta ligação nos lembra da importância de ensinar aos seus filhos qual o endereço de casa e como ligar para os serviços de emergência nestes casos. Isso pode realmente fazer a diferença em um momento de vida ou morte.” disse o superintendente Ade Adelekan, responsável por cuidar das chamadas de emergência por lá. “Esta foi uma história incrível e, graças ao seu pensamento rápido de pedir ajuda para a Siri, este pequeno menino salvou a vida de sua mãe”.

Se você possui um iPhone em casa, esta certamente é uma dica útil para ensinar aos pequenos: basta pressionar o botão Início por alguns segundos e pedir socorro para a Siri automaticamente ligar no serviço de emergência local — no caso do Brasil, a ligação vai automaticamente para o 190.

Se o iPhone não estiver conectado à internet para usar a Siri, é possível fazer o procedimento clicando no botão Início para abrir a tela que pede a senha do aparelho e tocar em “Emergência“.

O mesmo processo também pode ser feito pelo Apple Watch, desde que esteja emparelhado ao iPhone. Também no relógio, é possível ligar para o serviço de emergência segurando o botão lateral — abaixo da Coroa Digital — e deslizando o dedo na opção “Emergência SOS“.

É importante ressaltar que todos estes procedimentos podem ser feitos mesmo com os aparelhos bloqueados, portanto não é necessário passar a sua senha para qualquer pessoa. É claro que nós esperamos que ninguém precise disso, mas é importante saber como proceder em alguma emergência.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.