Notícias

Agora é possível migrar fotos do iCloud para o Google Fotos com ferramenta da Apple

Sem muito alarde, a Apple lançou nesta semana uma nova ferramenta online para que os usuários possam migrar as fotos do iCloud para o Google Fotos. A novidade foi confirmada pela própria empresa e está disponível inicialmente em um número restrito de países.

Segundo a Apple, usuários do iCloud que desejam migrar para outro serviço de fotos agora podem solicitar a transferência automática de todos os dados armazenados na biblioteca de fotos da Apple. Até então, era preciso baixar todas as imagens e vídeos no computador ou outro dispositivo para então enviá-las ao serviço desejado.

A ferramenta pode ser acessada por meio da página Dados e Privacidade no site oficial da Apple. Basta fazer login com o ID Apple vinculado ao iCloud e escolher a opção “Solicitar transferência dos dados”. Por enquanto, somente o Google Fotos é compatível com a ferramenta de transferência da Apple, mas a empresa sugere que outras plataformas serão adicionadas futuramente.

A Apple pergunta ao usuário se ele deseja transferir todo o conteúdo da biblioteca do iCloud, apenas as fotos ou apenas os vídeos. Vale lembrar que o usuário precisa também fazer login em uma conta do Google com espaço suficiente disponível para receber as fotos e vídeos do iCloud. A transferência pode levar até 7 dias para ser concluída.

Além disso, a Apple ressalta que as versões originais de fotos editadas não são transferidas, assim como Live Photos (neste caso, somente a versão estática é copiada para o Google Fotos). São suportados arquivos nos seguintes formatos: JPG, PNG, WebP, GIF, RAW, MPG, MOD, MMV, TOD, WMV, ASF, AVI, DIVX, MOV, M4V, 3GP, 3G2, MP4, M2T, M2TS, MTS e MKV.

Infelizmente, a ferramenta ainda não pode ser acessada no Brasil. A transferência de fotos está disponível na Austrália, Canadá, Estados Unidos, Islândia, Liechtenstein, Noruega, Nova Zelândia, Reino Unido, Suíça e países da União Europeia.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.