A Netflix começou a liberar nesta semana alguns conteúdos com Áudio Espacial em seu aplicativo de iPhone e iPad. Com isso, usuários que possuem os fones sem fio AirPods da Apple podem assistir aos filmes e séries com uma experiência de som muito mais imersiva.
A empresa confirmou ao site 9to5Mac que alguns conteúdos com Áudio Espacial já estão disponíveis para os assinantes da plataforma no iOS. Vale ressaltar que apenas os títulos com som em Dolby são capazes de oferecer o verdadeiro Áudio Espacial. Por isso, é normal que nem todo o catálogo seja compatível com o recurso.
O Áudio Espacial utiliza os sensores dos AirPods Pro e AirPods Max para aumentar a sensação de movimento e direção do som ao usar os fones de ouvido. Esses sensores são capazes de detectar os movimentos da cabeça do usuário para então criar o efeito “surround“.
O recurso Áudio Espacial com rastreamento dinâmico da cabeça reproduz com qualidade digna de cinema o som surround do filme ou vídeo que você está vendo. Parece até mesmo que o som está vindo de todas as direções. O campo de som permanece mapeado ao dispositivo, e a voz permanece com o ator ou ação na tela.
Segundo a Apple, além dos AirPods Pro ou AirPods Max, o usuário precisa ter um dos seguintes dispositivos com o iOS 14 ou versão mais recente do sistema operacional para ativar o Áudio Espacial:
- iPhone 7 ou posterior
- iPad Pro de 12,9 polegadas (3ª geração) e posterior
- iPad Pro de 11 polegadas
- iPad Air (3ª geração) e posterior
- iPad (6ª geração) e posterior
- iPad mini (5ª geração)
Outro detalhe é que, como o Áudio Espacial só funciona com conteúdos em Dolby, o usuário precisa necessariamente assinar o plano “Premium” ou “Ultra HD” do serviço, já que os planos mais baratos não oferecem essa tecnologia.
O aplicativo da Netflix é gratuito e está disponível na App Store para iPhone e iPad. No Brasil, o plano mais caro compatível com o recurso custa R$55,90 por mês.