AnálisesApps

Next é um novo app que traz playlists dinâmicas ao Apple Music

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Desde que a Apple apresentou as APIs do MusicKit em 2017, desenvolvedores criaram aplicativos incríveis para acessar o Apple Music com interface e recursos exclusivos. Agora é a vez do Next, um novo app para iOS criado pela Sorcererhat que traz playlists dinâmicas ao Apple Music.

Diferente de outros apps de terceiros para o Apple Music que já estão disponíveis, o Next não é exatamente uma alternativa ao app Música nativo do sistema. Na verdade, o app tem como foco ajudar os usuários a descobrirem mais sobre suas músicas com playlists dinâmicas geradas automaticamente.

Usar o Next é extremamente simples e intuitivo. A tela principal do app traz o “Magic DJ”, uma playlist inteligente e organizada com as principais músicas da biblioteca. Basta tocar no botão de reprodução para ouvir suas músicas sem ter que se preocupar em escolhê-las.

Na minha experiência, o app separou 800 músicas para o “Magic DJ” com um misto das que eu mais ouço e outras dos meus artistas favoritos. É ótimo para quando quero ouvir as músicas que eu mais gosto em modo aleatório. E o Next ainda oferece muito mais que isso.

Para aqueles que querem ouvir algo mais específico, há a aba “Playlists”. Os usuários encontram ali várias playlists dinâmicas com base em seus hábitos de reprodução, incluindo “As 25 mais tocadas”, “Adicionadas recentemente”, algumas “As mais tocadas” de artistas, gêneros e outras.

Existem duas playlists dinâmicas que eu mais gosto. “Músicas esquecidas” destaca aquelas músicas que ouvíamos sem parar, mas que foram esquecidas com o tempo. Já a “Nunca reproduzidas”, como o nome sugere, traz todas as músicas da sua biblioteca que nunca foram tocadas.

Fiquei surpreso com essa última. Muitas vezes eu adiciono um álbum inteiro na biblioteca, mas acabo ouvindo apenas algumas músicas dele. Eu tinha mais de 300 músicas que nunca ouvi aqui, mas finalmente já consegui escutar mais da metade com o Next.

As playlists são geradas automaticamente e atualizadas constantemente por meio de um algoritmo desenvolvido exclusivamente pela equipe do Next. O app tem uma interface bonita e refinada, com uma animação muito legal na tela de Reproduzindo Agora, similar aquela que é utilizada nas letras em tempo real no aplicativo Música da Apple.

O Next já está disponível na App Store por R$18,90 — preço especial de lançamento. O app requer um iPhone ou iPod touch com iOS 13 e uma assinatura válida do Apple Music.

De acordo com os desenvolvedores, eles pretendem lançar em breve uma atualização com total compatibilidade para o iPad, suporte aos Atalhos da Siri e muito mais. Vale lembrar que o Next já é traduzido para o Português do Brasil.

Análise publicada originalmente em inglês pelo autor no site 9to5Mac.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.