Nova sede da Apple começa a funcionar em abril e terá auditório com o nome de Steve Jobs

Em planejamento desde 2011, a nova sede da Apple — carinhosamente apelidada de “nave espacial” pelo formato — está quase pronta para começar a funcionar. A empresa divulgou hoje que o novo campus será oficialmente chamado de “Apple Park” e que a inauguração aos funcionários deve acontecer já em abril deste ano.

Com mais de 700 mil metros quadrados de área total, o Apple Park deve abrigar mais de 12 mil funcionários até o final deste ano. Mais equipes da empresa devem ser transferidas para lá posteriormente, conforme as obras forem concluídas. Assim como em Infinite Loop — a atual sede da Apple — o Apple Campus contará com um espaço para receber visitantes, que vai contar contar com uma loja especial e uma cafeteria.

Um espaço com mais de 30 mil metros quadrados foi reservado apenas para que os empregados possam realizar atividades físicas sem a necessidade de sair do campus, além de outras áreas para pesquisa e desenvolvimento. Outro destaque do Apple Park é o novo auditório oficial da empresa, que terá como nome “Steve Jobs Theater” — em homenagem ao fundador da empresa que completaria 62 anos nesta sexta-feira, dia 24 de fevereiro.

A entrada para o auditório de mil lugares fica em um cilindro de vidro com 6 metros de altura e 50 metros de diâmetro, coberto por um telhado metálico de fibra de carbono. O “Steve Jobs Theater” fica no topo de uma colina — um dos pontos mais altos dentro do Apple Park — com vista para o prédio principal. Por lá, a Apple deve realizar grandes apresentações, como o lançamento dos novos iPhones e iPads.

De acordo com Tim Cook, atual presidente da Apple, “A visão de Steve para a Apple foi muito além de seu tempo conosco. Ele pretendia que o Apple Park fosse o lar da inovação para as próximas gerações”. O CEO lembra também que toda a arquitetura do local foi projetada para inspirar a equipe e, principalmente, ser um local amigável ao meio ambiente. Vale lembrar que todas as instalações vão funcionar por meio de energia renovável.

Jony Ive, chefe de design da Apple, reforça que a ideia do novo campus é incentivar a criatividade, algo que sempre foi muito importante para Steve Jobs. “Steve sempre investiu muito em ambientes criativos. Nós trabalhamos no design, na engenharia e na criação do nosso novo campus com o mesmo entusiasmo e princípios que caracterizam os nossos produtos“.

Até mesmo a viúva de Steve Jobs, Laurene Powell Jobs, comentou sobre a nova sede da empresa, lembrando que Jobs adorava a paisagem da Califórnia e que ficaria muito orgulhoso de ver o resultado deste trabalho. “A paisagem da Califórnia inspirava e alegrava Steve, pela sua luz e sua expansividade. Era seu lugar favorito para pensar. O Apple Park retrata muito bem este espírito”.

E, pela primeira vez, a própria Apple também divulgou um vídeo oficial mostrando imagens do Apple Park em alta definição. Confira!

Filipe Espósito

Filipe é o criador do iHelp BR. Sempre fascinado por tecnologia, começou a se interessar pela Apple após ganhar o primeiro iPod touch, em 2007. Com a falta de conteúdos sobre a Apple no Brasil, na época, decidiu abrir o iHelp BR para compartilhar dicas e notícias. Entre seus dispositivos mais recentes estão um iPhone 6 Plus, MacBook Pro de 13 polegadas, Apple Watch Series 2 e os novos AirPods. Atualmente está cursando graduação em Jornalismo.

Publicações Recentes