Nós já mencionamos aqui no blog os rumores sobre a Apple estar considerando colocar nas caixas de seus novos iPhones um adaptador de tomada de 18W, capaz de recarregar o celular em muito menos tempo. Mas, de acordo com o site japonês MacOtakara, a peça deve ser inicialmente exclusiva para os iPhones de 2018.
Ao que tudo indica, esse novo carregador terá por padrão a conexão USB-C 3.0 ao invés da tradicional, o que também sugere uma mudança no cabo que acompanha o smartphone. O problema é que, como a demanda por uma nova geração do iPhone costuma ser alta nos primeiros meses, toda a produção desse adaptador de tomada deve ser dedicada aos celulares que vão sair da fábrica.
Ainda segundo o site japonês, haverá um novo cabo Lightning USB-C que contará com o chip “C48B” para gerenciar a transmissão de dados e energia de modo mais eficiente. Esse chip, porém, só deve ser liberado para as fabricantes de acessórios em 2019.
Quem pretende adquirir apenas um adaptador de tomada USB-C de 18W provavelmente terá que esperar alguns meses após o lançamento dos novos iPhones. Atualmente, a Apple não vende um carregador rápido específico para o iPhone e o iPad.
Ao invés disso, a empresa recomenda que o usuário compre o adaptador de tomada USB-C de 30W do MacBook para utilizar com o cabo Lightning USB-C. Só que o carregador do Mac custa R$329, bem mais do que os R$149 cobrados pela versão normal de 10W para o iPhone e iPad comercializada hoje.
Para comparação, o iPhone X com o adaptador de tomada padrão (5W) vai de 0% a 40% em 1 hora. Com um adaptador de tomada de 18W vendido por terceiros, é possível recarregar o mesmo aparelho de 0% a 70% também em 1 hora. A novidade certamente será bem recebida por quem comprar um dos novos iPhones que serão lançados no final deste ano.