O iOS 11 está na reta final para ser lançado oficialmente ao público. A Apple liberou hoje para os desenvolvedores a quinta versão de testes da próxima grande atualização do sistema operacional dos iPhones e iPads, que traz novidades como a Central de Controle redesenhada e um novo gerenciador de arquivos. Sem enrolação, confira o que mudou na atualização de hoje.
Retoques na Central de Controle
Mais uma vez, a Apple fez alguns ajustes na nova Central de Controle do iOS 11. Agora, quando há uma outra saída de áudio disponível (como os AirPods ou uma Apple TV), um indicador aparece na parte de Música da Central. Ao tocar nele, o usuário é redirecionado diretamente para a seleção de saída de áudio.
Além disso, alguns outros ícones e elementos visuais foram levemente alterados.
Ícones dos aplicativos Ajustes e Câmera atualizados
Nesta atualização, é possível notar que os ícones dos aplicativos Ajustes e FaceTime foram atualizados (novamente, apenas com alguns retoques). Anteriormente, a Apple já havia alterado os ícones da iTunes Store, App Store, Contatos, Lembretes, Notas e Safari.
Novo som de chamada no FaceTime
Há um novo som de sistema ao efetuar uma chamada no FaceTime. Confira no vídeo a comparação com o som utilizado nas versões anteriores.
Barra superior vermelha ao gravar tela
Nesta versão do iOS 11, a barra superior fica vermelha enquanto o usuário grava a tela do aparelho. Anteriormente, a barra era azul.
Nova animação explicativa para o “SOS Emergência”
Ao abrir as configurações do recurso “SOS Emergência”, agora há uma nova animação explicativa sobre como usar a função.
Guia de novidades para o iPad
Ao instalar o iOS 11 em um iPad, o sistema agora mostra algumas informações sobre como utilizar as novas funções de multitarefas exclusivas do tablet.
Nova tela explicativa ao usar o “Modo Retrato” pela primeira vez
Ao utilizar o “Modo Retrato” do iPhone 7 Plus pela primeira vez no iOS 11, o usuário também vai encontrar uma nova tela com informações sobre o recurso.
iMessage no iCloud removido do sistema
Uma das novidades do iOS 11 é a possibilidade de sincronizar as mensagens do iMessage no iCloud. O recurso, porém, estava apresentando problemas para diversos usuários. Com o prazo apertado para o lançamento, a Apple decidiu remover a novidade e já mencionou que isso estará disponível novamente em uma atualização futura do iOS 11 — indicando que o sistema realmente será lançado sem ela.
Outras melhorias
Como é de se esperar, a quinta versão de testes do iOS 11 também corrige vários problemas e melhora o desempenho do sistema, especialmente em aparelhos mais antigos como os iPhones 5s e 6.
Vale lembrar que o iOS 11 já deve ser lançado oficialmente para todos os usuários no próximo mês. Até lá, os interessados em testarem a nova versão do sistema podem cadastrar seus dispositivos no Apple Beta Software Program.
Agradecimentos ao leitor Bira Michels por sua contribuição com este artigo.