Após três meses em testes internos com os desenvolvedores e usuários cadastrados no Apple Beta Software Program, o iOS 10 já está praticamente pronto para ser liberado oficialmente. Logo após o fim da apresentação de hoje, a Apple disponibilizou a versão prévia final do sistema — mais conhecida como Golden Master (GM).
Sempre quando há uma grande atualização do iOS, a Apple disponibiliza para os desenvolvedores e usuários do programa de testes uma versão GM para se certificar de que está tudo certo para o lançamento oficial. Caso algum problema grave seja encontrado, outra compilação será criada e pode até mesmo atrasar alguns dias — como já aconteceu com o watchOS 2 no ano passado.
A prévia final do iOS 10 já pode ser transferida via Over-The-Air pelo aplicativo Ajustes do iPhone, iPod touch e iPad. No caso dos desenvolvedores, também já é possível transferir o pacote completo de atualização no Portal dos Desenvolvedores para restaurar com o iTunes. A versão Golden Master do watchOS 3, tvOS 10 e macOS Sierra também já foi disponibilizada.
Caso não aconteçam imprevistos, o iOS 10 e o watchOS 3 serão liberados para todos os usuários na próxima terça-feira, dia 13 de setembro. Vale lembrar que, para instalar o iOS 10, será necessário ter um dispositivo com o processador A6 ou mais recente, que inclui os seguintes aparelhos:
- iPhone 5
- iPhone 5s
- iPhone SE
- iPhone 6 e 6 Plus
- iPhone 6s e 6s Plus
- iPhone 7 e 7 Plus
- iPod touch de sexta geração
- iPad 4
- iPad Air
- iPad Air 2
- iPad mini 2
- iPad mini 3
- iPad mini 4
- iPad Pro de 9.7 e 12.9 polegadas
Apesar da lista de compatibilidade, alguns recursos do iOS 10 são exclusivos para os dispositivos mais recentes.