iPhoneNotícias

Primeiras análises do iPhone Xs mostram que o principal avanço está na câmera

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

A Apple apresentou os novos iPhones Xs e Xs Max na quarta-feira passada (12). A ideia de que quase não há novidades na linha de smartphones deste ano chega a ser um consenso na internet, mas certamente é difícil afirmar muito sem ter os aparelhos em mãos. Agora que a grande imprensa já recebeu unidades para testes, há unanimidade ao dizer que pouca coisa mudou em comparação com o iPhone X, lançado no ano passado.

The Verge

O The Verge destacou em sua análise que a câmera do iPhone Xs é notavelmente melhor que a do iPhone X, inclusive ganha no comparativo com outros aparelhos de marcas concorrentes, mas ainda há muito o que ser melhorado.

“A atualização da câmera no Xs em comparação com o X é significativa. O Xs faz a câmera do X parecer horrível na maior parte do tempo. […] O novo recurso de Smart HDR faz com que o iPhone Xs geralmente tire fotos melhores que as do iPhone X. São mais claras, estão melhores em ambientes escuros e possuem mais detalhes.”

Para eles, os ganhos no desempenho são quase imperceptíveis em comparação com o iPhone X.

“O iPhone X, do ano passado, tinha o processador A11 Bionic. Neste ano, o iPhone Xs tem o A12 Bionic. Em termos de performance da CPU, o A12 não é tão mais rápido. A Apple diz que ficou 15% mais rápido, e eu não vejo nenhum avanço significativo na velocidade comparando com o meu iPhone X.”

O veredito: quase não há novidades para quem já possui um iPhone X, exceto para quem procura a tela maior do iPhone Xs Max.

“Eu não diria para gastar mais 999 dólares no Xs se você já tiver o X. Se você já reservou um, não se preocupe: você vai adorar o iPhone Xs. Ele é, de fato, mais iPhone, e deve durar anos. […] Se você quer uma tela enorme, compre o Xs Max. É uma tela gigante e linda, adorei vê-la. Mas elas não são tão fáceis de lidar quanto nos iPhones Plus antigos. Na verdade, as coisas ficam mais difíceis em alguns casos.”

Mashable

O Mashable reforçou os pequenos aprimoramentos que foram feitos na nova geração, mas que no geral a experiência é praticamente a mesma do iPhone X.

“Assim como outros modelos S, o iPhone Xs e o iPhone Xs Max se espelham no visual do iPhone X: eles têm as mesmas laterais em aço inoxidável, a mesma traseira de vidro, a mesma tela OLED, os mesmos botões, o mesmo carregador sem fio (embora esteja pouca coisa mais rápido dessa vez) e o mesmo recorte com a câmera TrueDepth (o Face ID ficou um pouco mais rápido e responsivo, mas ainda não funciona na horizontal).”

Mais uma vez, as melhorias feitas na câmera por meio dos avanços do processador A12 Bionic foram evidenciados na análise.

“Eu não estava convencido sobre o Smart HDR+ até que tirei várias fotos e as comparei com fotos do iPhone X, Google Pixel 2 XL e Galaxy Note 9. […] As fotos em ambientes escuros estão significativamente melhores. Partes que normalmente ficam estouradas agora estão mais definidas e com exposição mais precisa. […] Em fotos do céu registradas durante o pôr do Sol, é possível ver o quanto o HDR está melhor no iPhone Xs e iPhone Xs Max.”

Por fim, o site mencionou que nem mesmo a bateria do iPhone Xs Max é tão melhor como se imagina. Isso faz com que a escolha dos modelos seja definida quase que exclusivamente pelo tamanho da tela.

Se antes os iPhones Plus ofereciam mais horas de bateria do que os iPhones menores, o iPhone Xs Max dura apenas 1 hora a mais do que o iPhone Xs e 1 hora e meia a mais do que o X. Consegui manter o meu uso de um dia e meio tanto no iPhone Xs quanto no iPhone Xs Max, algo que também normalmente consigo no iPhone X. Sem um grande salto na duração da bateria entre os dois, escolher o iPhone Xs ou o iPhone Xs Max é realmente uma questão sobre o tamanho da tela.

Wall Street Journal

Para o Wall Street Journal, o grande destaque deste ano é de fato o iPhone Xs Max com sua tela OLED de 6.5 polegadas que vai de uma ponta até a outra. A análise também defende que a atualização pode não valer a pena para quem já está no iPhone X.

“A não ser que você tenha algum plano de troca anual do iPhone ou esteja morrendo de vontade de ter a tela do Max, não mude do X para o Xs. Ao voltar para o modelo do ano passado, senti falta do desempenho melhor, mas não o suficiente para trocá-lo.”

Para Joanna, que analisou o aparelho para o WSJ, o iPhone Xs deve ser mais procurado por quem ainda está em iPhones mais antigos, principalmente por causa da câmera.

“Se você está migrando de um dos iPhones menores lançados nos últimos anos, as câmeras do Xs e do Xs Max serão um grande salto. Tanto o Xs quanto o Xs Max possuem câmera traseira com duas lentes. Se você tem o iPhone X ou até mesmo o iPhone 8 Plus e está pensando em atualizar por causa da câmera, terá apenas pequenas melhorias.”

A jornalista ainda mencionou que sua unidade de testes quebrou após uma queda, reforçando que o vidro do aparelho continua precisando de uma proteção extra.

“Tanto o Xs quanto o Xs Max têm o que a Apple chama de “o vidro mais resistente do mundo.” Dito isso, minha unidade de testes do iPhone Xs Max quebrou depois de uma pequena queda em um pedaço de madeira. Todo esse vidro ainda precisa de proteção.”

Por fim, ela comentou que pode ser mais interessante esperar até outubro para conhecer o iPhone Xr de perto antes de decidir a próxima compra.

“Para quem tem um iPhone antigo, mantenha suas carteiras fechadas. Nos vemos no próximo mês com a análise do iPhone Xr.”

Será que vale a pena?

Observando tudo isso, fica ainda mais evidente que o iPhone Xs é apenas o amadurecimento das tecnologias apresentadas pela Apple em 2017 com o iPhone X. O foco do produto é conquistar quem, por algum motivo, ainda não tem o novo smartphone da Apple. Seja pela falta da tela maior, bateria, processador ou até mesmo de mais opções de cores.

O iPhone X continua sendo um aparelho super atual, considerado melhor do que muitos smartphones concorrentes que foram lançados neste ano. Quem possui um pode continuar com ele por mais um ano sem qualquer preocupação. Já para aqueles que ainda estavam no iPhone 7 ou 8, o Xs certamente é uma opção interessante.

E se você é daqueles que não quer pagar tão caro em um celular novo mas acha que está na hora de fazer uma atualização — principalmente para quem ainda tem um iPhone 6s ou mais antigo —, vale a pena esperar pelo iPhone Xr.

O iPhone Xs chegará às lojas nos Estados Unidos e em alguns outros países já nesta sexta-feira, dia 21 de setembro. As vendas do iPhone Xr, porém, só devem começar no final de outubro.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.