Muitos aqui já devem ter passado por uma situação em que foi necessário colocar o iPhone, iPod touch ou iPad em modo de recuperação, não é mesmo? Ou até o contrário, com o dispositivo travado na “tela do iTunes” e você simplesmente não consegue mais fazer nada. Pensando nisso, a empresa Tenoshare criou um aplicativo muito interessante para computadores: o ReiBoot. Com ele, você tem total controle do modo de recuperação do iOS com apenas alguns cliques, dispensando aquela história de apertar vários botões para conseguir o que quer.
Imagem: ArsTechnica
O aplicativo é muito simples e fácil de ser usado. Logo na tela inicial, o usuário já encontra três opções para resolver seus problemas: entrar no modo de recuperação, sair do modo de recuperação e corrigir problemas do iOS. Não há muito o que falar sobre as primeiras opções, já que elas funcionam como o esperado: é só clicar ali e pronto, seu iPhone, iPod ou iPad conectado ao computador já vai entrar ou sair automaticamente do modo de recuperação do iTunes — sem precisar restaurar todo o sistema ou qualquer coisa assim.
Isso é extremamente útil principalmente em casos em que os botões físicos do aparelho não funcionam mais, impedindo de acessar a recuperação facilmente, no caso de ser preciso corrigir algum problema do sistema. E falando em corrigir problemas, a opção “Corrigir Problemas do iOS” é também muito curiosa — nunca tinha visto algo assim em outros aplicativos do gênero até então.
Ao escolher a opção, o ReiBoot pede que você selecione o firmware (arquivo IPSW) de instalação do iOS correspondente ao seu aparelho. Se você não entende nada disso, também não tem problema: o próprio aplicativo disponibiliza uma opção que baixa o firmware correto e mais recente ali mesmo. Basta clicar em “Download” e aguardar até a conclusão da transferência.
Desta forma, o ReiBoot promete corrigir diversos erros que podem acontecer com o iPhone, iPod touch ou iPad, como por exemplo ficar travado na tela de inicialização (com o logo da Apple) após uma restauração completa ou atualização do sistema, parado na tela de restauração do iTunes, aparelho reiniciando sem parar, entre outras coisas. O ReiBoot faz o possível para arrumar tudo isso sem precisar apagar qualquer informação do seu aparelho. Em muitos casos, as chances de funcionar são altas.
Por fim, até mesmo aqueles eventuais erros estranhos que podem acontecer durante a restauração de um dispositivo com o iTunes, este modo do ReiBoot também consegue corrigi-los. Em nossos testes, o ReiBoot funcionou como esperado, se mostrando uma ferramenta completa para quem tem um aparelho com iOS e quer evitar problemas que levem à uma restauração completa do sistema. O único fator negativo para alguns é que o aplicativo não está disponível em Português até o momento — quem sabe futuramente. Mesmo assim, é tão fácil utilizá-lo que isso não deve acabar se tornando um problema.
Ficou interessado em utilizar o ReiBoot? Baixe agora mesmo em seu Mac ou PC com Windows pelo site oficial da Tenoshare. A versão gratuita permite que o usuário utilize as opções de entrar e sair do modo de recuperação sem qualquer limitação. Já para usar as opções de correções de problemas avançados, é necessário adquirir o ReiBoot Pro por 29,95 dólares — e ainda sim há uma opção para testar a versão Pro sem custos.
Vale lembrar que o ReiBoot é totalmente compatível com as versões mais recentes do iOS e também com os últimos dispositivos lançados pela Apple.