Notícias

Retransmissão Privada do iCloud pode acabar com rastreamento de usuários no iOS 15

Uma das novidades anunciadas na WWDC 2021 com iOS 15 e macOS Monterey é a Retransmissão Privada do iCloud, que basicamente funciona como uma camada extra de segurança que garante a privacidade dos usuários enquanto navegam na internet. Enquanto isso, as empresas de publicidade estão preocupadas em como esse recurso pode acabar com o rastreamento de usuários.

A Retransmissão Privada do iCloud (ou Private Relay, em inglês) é parte do iCloud+, que é como a Apple agora chama de planos de assinatura pagos do iCloud. Com a Retransmissão Privada, a Apple utiliza técnicas de segurança que mudam a rota do tráfego dos usuários na internet e mantêm os dados privados. É quase como se a Retransmissão Privada fosse uma VPN da Apple para assinantes do iCloud.

Com esta opção ativada, o endereço IP real do usuário não é mostrado aos servidores de terceiros para que eles não possam rastreá-lo. Essa prática é conhecido como fingerprinting, ou impressão digital do dispositivo. Praticamente todos os anúncios que você vê em sites e aplicativos são baseados em dados coletados por esse processo, então não é surpresa que as empresas de propaganda estejam preocupadas com a Retransmissão Privada do iCloud.

Conforme apontado por uma reportagem do Digiday, a Retransmissão Privada do iCloud vem para unir forças com o recurso de Transparência em Apps. Essa opção foi introduzida com o iOS 14.5 para evitar que aplicativos rastreiem usuários sem pedir permissão. Até então, a Apple depende que os desenvolvedores atualizem seus aplicativos e perguntem aos usuários se eles querem ou não ser rastreados. Com a Retransmissão Privada, o rastreamento de usuários passa a funcionar a um nível mais profundo do sistema.

No entanto, isto provavelmente resultará em ainda mais empresas descontentes com a Apple. Nii Ahene, chefe de estratégia da Tinuiti, adverte que a Apple precisa ter cuidado para evitar que essa novidade seja considerada “anticompetitiva ou muito ditatorial”, pois a empresa tem enfrentado acusações de práticas monopolistas no congresso dos Estados Unidos.

Quando a Apple introduziu a Transparência em Apps, empresas como o Facebook criticaram publicamente o recurso já que ele afeta diretamente os negócios da publicidade, que são responsáveis pela principal receita dessas empresas. É apenas uma questão de tempo até que mais empresas se manifestem contra a Retransmissão Privada do iCloud.

As novas funcionalidades do iCloud+ estarão disponíveis no final do ano para os usuários com o iOS 15 e macOS Monterey. Os usuários com as versões públicas dos novos sistemas que são assinantes do iCloud já podem experimentar o recurso.


Texto publicado originalmente em inglês pelo autor no site 9to5Mac.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.