Quando a Apple apresentou o iPhone 5s em setembro de 2013 foi anunciado que também seriam vendidas cases (capas) oficiais da empresa para a nova geração do iPhone e para o iPhone 5, já que ambos tem o mesmo formato. A case é feita de couro e está disponível em cinco cores diferentes, sendo elas: marrom, bege, preto, amarelo, azul e a edição especial vermelha – (PRODUCT) RED. Para quem não sabe, todos os produtos com a marca (PRODUCT) RED tem uma parte de seu valor doado ao combate à Aids.
Criei muitas expectativas com a tal case, sendo que a cada foto que eu encontrava do produto na internet ficava mais admirado. Acabei optando pela case vermelha para usar no meu iPhone 5 preto. Nos Estados Unidos, a case é vendida por 39 dólares, no Brasil a mesma custa 189 reais.
Case original da Apple vermelha – Product (RED) / Ilustração: Apple
Logo de cara quando você manuseia a case percebe que ela é de alto padrão. Sua estrutura é rígida e protege muito bem o iPhone. As bordas ao redor da tela impedem que o aparelho entre em contato direto com uma superfície caso posicionado com a tela para baixo, evitando futuros riscos no vidro. Por dentro da case há uma camada fina de microfibra macia para que o alumínio não seja danificado. Há inclusive a marcação “iPhone – Designed by Apple in California” em seu interior.
A case também tem todas as entradas para o fone de ouvido, conector Lightning, auto-falante, microfone e chave do modo silencioso, assim como também tem todas as marcações dos botões de volume e power. Outra coisa bacana da case é que seu visual combina perfeitamente com o iPhone, inclusive deixa um toque de “5c” ao iPhone 5 e 5s. No meu caso, aproveitei a cor vermelha da case para utilizar também um fundo de tela da mesma cor.
Nos primeiros dias tudo estava perfeito, fiquei encantado com a case. O problema surgiu após alguns dias de uso, quando a case começou a ficar extremamente suja. Eu já esperava que a mesma sujasse com facilidade, afinal, pelo que conheço das Smart Covers para o iPad sei que também sujam bastante. Imaginei que bastaria uma simples limpeza para remover as sujeiras, então fui procurar na internet (mais precisamente no site oficial da Apple) como limpar a case de maneira adequada, afinal, é um produto caro e eu não queria estragar nada. Foi aí que tive uma surpresa…
Não há como limpar a case! A própria Apple afirma em seu site que tentar limpar a case irá mudar a sua cor original. E não é só isso, eles também dizem que a aparência do produto vai mudar com o uso. Mesmo assim, como eu já estava incomodado com a sujeira, resolvi tentar limpar. E realmente, não adiantou, tentei de tudo, mas a sujeira parece que só piorava. O simples fato de encostar um pano úmido na case já tirou um pouco da sua cor original.
É possível notar de longe as sujeiras na case, principalmente nas laterais, que ficam por maior tempo em contato com as mãos. O pior é que todo mundo que possui a case passa pelo mesmo problema. Em uma busca rápida pela Apple Store Online, encontrei diversas reclamações similares sobre o produto.
Entrei em contato com a Apple para fazer uma reclamação e eles concordaram em me enviar uma nova case, porém fica complicado ter que trocar toda semana por causa das sujeiras. E convenhamos, ninguém espera isso de uma case que custa quase 200 reais.
Espero que a Apple melhore muito seus acessórios neste quesito, por enquanto, deixo aqui minha reclamação. Se você está pensando em adquirir uma, gaste com outro acessório, ou no mínimo compre uma case preta, o que talvez ajude a não tornar as sujeiras perceptíveis.