DestaquesRumores

Rumor: Apple pode lançar seu próprio cartão de crédito ainda nesse ano

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Rumores sobre um cartão de crédito próprio da Apple não são exatamente novidade e já circulam na mídia há alguns anos, mas a discussão se tornou mais intensa nas últimas semanas. Após o Wall Street Journal afirmar que a empresa de Cupertino pretende lançar um cartão em parceria com o banco Goldman Sachs, a Bloomberg corroborou as informações e acrescentou que isso acontecerá em breve.

O intuito de oferecer o próprio cartão seria impulsionar ainda mais o uso do Apple Pay. Atualmente, o serviço de pagamentos depende da atuação de outras instituições bancárias. No Brasil, por exemplo, participam apenas o Itaú, Bradesco e Banco do Brasil. Além disso, a Apple conseguiria lucrar mais com o Apple Pay.

Uma pequena porcentagem do valor de cada compra realizada com o cartão é dividida entre o banco, a operadora (como a MasterCard ou Visa) e a plataforma (que é o caso do Apple Pay e serviços similares). Ao oferecer seu próprio cartão, a empresa conta com a possibilidade de aumentar a margem de lucro por não ter que dividir esse valor com vários setores.

Ao mesmo tempo, o cartão da Apple também deve oferecer vantagens exclusivas para os clientes, assim como várias lojas ao redor do mundo já fazem. Fontes afirmaram que há a possibilidade de ser implementado um sistema de cashback, que devolve uma pequena porcentagem do valor total da compra para o consumidor, além de um programa de recompensas com produtos e serviços da marca.

Outro diferencial seria um sistema intuitivo de controle de gastos a ser implementado no aplicativo Wallet. Por meio de círculos similares aos do app Atividade do Apple Watch, cada usuário do cartão poderá acompanhar detalhadamente seu histórico de compras. O site 9to5Mac já encontrou indícios desse sistema nos arquivos internos do iOS 12.2, ainda em fase de testes.

A Apple já oferece hoje uma espécie de cartão virtual por meio do Apple Pay Cash em que os usuários podem enviar e receber dinheiro em uma espécie de conta digital. O valor acumulado pode ser resgatado ou utilizado para pagamentos em lojas físicas e online com o Apple Pay. O recurso só está disponível nos Estados Unidos por enquanto e assim deve ser com o cartão de crédito da empresa, se realmente lançarem.

Para fazer ainda mais burburinho, fontes da Bloomberg disseram que a Apple convidou vários jornalistas e pessoas relacionadas ao setor bancário para o evento especial que acontecerá no dia 25 de março. Há quem diga que o cartão da Apple já está em testes entre alguns funcionários da companhia e que será anunciado em breve, porém não chegará ao público neste semestre.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.