Faltam menos de cinco meses para a WWDC deste ano, evento tradicional em que a Apple costuma apresentar as novas versões de seus sistemas operacionais para os desenvolvedores. De acordo com a Bloomberg, que já havia publicado algumas previsões sobre os planos da Apple para o iOS 12 anteriormente, a próxima grande atualização do sistema operacional dos iPhones e iPads não contará com grandes novidades.
Fontes da Bloomberg afirmam que executivos da Apple se reuniram com alguns engenheiros para discutirem sobre os problemas que o iOS e o macOS apresentaram recentemente, como por exemplo diversas falhas graves de segurança e quedas notáveis de desempenho. A partir disso, a empresa teria decidido que o ideal é corrigir estes problemas e melhorar ainda mais os dois sistemas em suas próximas grandes atualizações, deixando de lado algumas novidades maiores.
Os informantes mencionaram que, entre os planos da Apple para o iOS 12, estavam mudanças como um novo visual para a tela inicial dos aplicativos, a possibilidade de utilizar aplicativos de realidade aumentada com várias pessoas simultaneamente, um novo aplicativo de câmera e mudanças consideráveis na forma de se organizar a biblioteca de fotos do usuário por meio de inteligência artificial. Tudo isso, porém, deve ser adiado para 2019.
Ainda há novidades que continuam sendo desenvolvidas para serem apresentadas com o iOS 12 neste ano, como por exemplo novas opções para que os pais controlem os dispositivos de crianças e novidades no FaceTime — o serviço de videochamadas da Apple. O suporte aos aplicativos universais entre o iOS e o macOS, já previsto anteriormente, também continua nos planos para este ano. Alguns dos recursos mencionados ainda podem aparecer em futuras atualizações do iOS 12 no início do próximo ano.
Essa não seria a primeira vez que a Apple deixa de lado o anúncio de novidades para focar em melhorias no sistema. Em 2015, surgiram rumores similares sobre o iOS 9 e o OS X El Capitan, que realmente não trouxeram tantos recursos diferentes para o usuário. Os relatos das fontes anônimas deixam a entender que essa decisão da Apple não deve afetar o watchOS e o tvOS.
Todas as informações foram corroboradas pelo site Axios. A Apple se negou a comentar o assunto.