DestaquesMacRumores

Rumor: mudanças nos Macs lançados em 2017 serão pouco significativas

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Ainda nesta semana, Tim Cook — CEO da Apple — disse em uma conversa com funcionários da empresa que “ninguém deveria se preocupar” com o futuro dos Macs, principalmente com iMac, já que a empresa teria ótimos desktops em nossos planos”. Agora, de acordo com fontes da Bloomberg, os computadores realmente serão atualizados no próximo, porém com mudanças pouco significativas.

Quem espera grandes novidades para a linha de Macs em 2017 provavelmente deve se decepcionar. Uma pessoa ligada à empresa que conversou com a Bloomberg garante que os computadores vão ganhar apenas pequenas melhorias. Para os novos iMacs, a Apple deve finalmente adotar conexões USB-C, assim como nos MacBooks mais recentes, além de equiparem o computador de mesa com a última geração de processadores gráficos da AMD.

Já na linha de notebooks, o MacBook com tela de 12 polegadas e todos os MacBooks Pro vão receber apenas processadores atualizados da Intel, assim como outros aprimoramentos nos componentes internos. O Mac mini e o MacBook Air, sem qualquer tipo de surpresa, devem continuar sendo vendidos em suas versões antigas por mais algum tempo até sumirem de vez  — considerando que agora são as máquinas de entrada.

O futuro do Mac Pro, especificamente, é completamente incerto. Como mencionamos em um artigo anterior, a Apple estaria tendo dificuldades para fabricar o computador nos Estados Unidos, além de ter que lidar com os altos custos da mão de obra. De acordo com um funcionário da empresa que não quis ser identificado, os engenheiros responsáveis pelo Mac Pro estão considerando voltar a produção para a China.

Por fim, uma das fontes também comentou que a empresa está desenvolvendo internamente uma nova versão de seu teclado sem fio com a Touch Bar e o leitor biométrico Touch ID integrados, assim como nos novos MacBooks Pro lançados em outubro deste ano. O novo Magic Keyboard seria vendido separadamente para que seja possível utilizar estes recursos específicos em outros Macs, e provavelmente devem acompanhar os novos iMacs.

Apesar de nenhuma data ter sido mencionada, a Apple costuma realizar anualmente um evento especial para a imprensa em março, certamente a ocasião mais provável para anunciar ao menos alguns dos novos Macs.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.