iPhoneRumores

Rumor: novos iPhones serão vendidos com carregador rápido de 18W

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

O iPhone 8 e o iPhone X já são compatíveis com a tecnologia de carregamento rápido, que recarrega metade da bateria do aparelho em até 30 minutos. Porém, quem quer aproveitar essa tecnologia precisa antes investir em um novo kit de adaptador de tomada e cabo Lightning, mas isso pode mudar em breve. Uma fonte anônima divulgou na rede social chinesa Weibo que os novos iPhones de 2018 serão vendidos com um carregador rápido na caixa.

De acordo com o usuário responsável pela publicação, a Apple teria encomendado de seus principais fornecedores vários adaptadores de tomada de 18W para acompanharem os iPhones que serão lançados a partir deste ano. Esse adaptador deve ganhar um formato diferente do que é utilizado atualmente. Outra novidade é que, além do adaptador mais potente, o cabo Lightning padrão seria trocado por um com entrada USB-C, ao invés da USB-A tradicional.

Enquanto os iPads contam com carregadores de 10W e 12W, dependendo do modelo, todos os iPhones recebem junto um simples adaptador de 5W — que deixa o processo de recarga da bateria mais lento. A Apple já oferece o recurso de carga rápida, mas apenas para quem comprar um adaptador de 29W e um cabo Lightning para USB-C separadamente. No Brasil, esse “combo” não sai por menos de R$400, o que pode frustar quem já gastou alguns milhares de reais no celular.

Embora a fonte seja desconhecida, a suposta mudança faz muito sentido. Desde 2016, com o lançamento da nova geração do MacBook Pro, a Apple está investindo cada vez mais nas conexões USB-C. Substituir os cabos tradicionais por novos certamente vai acelerar a adoção do padrão USB-C. A fonte mencionou também que, a partir de 2019, a empresa deve licenciar o padrão de cabos Lightning para USB-C (atualmente proprietário).

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.