Desde quando surgiu em 2015, o teclado de mecanismo “borboleta” da Apple foi alvo de várias polêmicas. Isso porque a própria empresa admitiu que houve uma falha no projeto que causa mau funcionamento nas teclas conforme o uso. Mas depois de quatro anos, a situação pode finalmente ser revertida. Segundo o analista de tecnologia Ming-Chi Kuo, a Apple considera voltar a utilizar o mecanismo antigo em seus teclados.
Kuo já é muito conhecido por antecipar informações sobre os lançamentos da Apple. Segundo ele, após várias tentativas frustradas de aprimorar o mecanismo “borboleta”, os engenheiros estariam testando internamente novos modelos de MacBook com teclado de mecanismo “tesoura” — padrão utilizado em gerações mais antigas.
“O desenvolvimento de um novo teclado com o mecanismo ‘tesoura’ foi bem sucedido. O novo teclado deve aprimorar a experiência de uso para digitar ao oferecer maior profundidade e durabilidade para as teclas. Isso por conta de uma nova fibra de vidro que reforça toda a estrutura.”
O teclado de mecanismo “borboleta” surgiu com o MacBook de 2015, mas o que parecia ser um problema com casos isolados se tornou mais alarmante com a chegada do MacBook Pro com Touch Bar em 2016, que também conta com o novo sistema de teclas. O projeto do teclado foi atualizado nos modelos de 2017 e em 2018 a Apple fez mais uma alteração para evitar as falhas.
Outra mudança aconteceu no início deste ano com a nova geração do MacBook Pro, mas mesmo assim o problema não foi completamente solucionado. Tanto é que os novos modelos de Mac também já participam do programa de substituição da empresa. Segundo fontes de Ming-Chi Kuo, a volta do teclado de mecanismo “tesoura” acontecerá ainda em 2019 com a próxima versão do MacBook Air. Se tudo der certo, os demais modelos serão atualizados com o mesmo teclado em 2020.
Coincidência ou não, a reversão ao modelo antigo deve acontecer justamente após Jony Ive deixar a Apple. Algo similar aconteceu com o Mac Pro no mês passado, que abandonou o estilo cilíndrico e se parece mais com gerações mais antigas da máquina.
Com informações de MacRumors.