GeralRumores

Rumores afirmam que a Apple estaria montando uma equipe de realidade virtual e aumentada

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Durante a conferência em áudio realizada após o anúncio dos resultados do primeiro trimestre fiscal de 2016 da Apple, Tim Cook foi questionado sobre o mercado de realidade virtual por um investidor, e respondeu dizendo que não acha que seja um nicho, e que a tecnologia possui algumas aplicações interessantes. A declaração de Cook foi suficiente para aumentar ainda mais os rumores de que a empresa estaria interessada em investir na tecnologia.

Apple VR

Segundo um relatório do Financial Times, a Apple tem feito protótipos de dispositivos de realidade virtual desde meados da década de 2000, ainda sob o comando de Steve Jobs, mas abandonaram o projeto, tendo em vista que a tecnologia ainda era muito imatura.

A empresa também tem contratado diversos profissionais da área desde a compra da PrimeSense em 2013, empresa responsável pelo desenvolvimento do Kinect, para o Xbox 360. Sua última aquisição foi a empresa Flyby Media, que trabalhou com o Google no Project Tango, projeto da empresa para trazer visão computacional para smartphones.

Além das empresas adquiridas, a Apple contratou na última semana Doug Bowman, um grande pesquisador de realidade virtual e aumentada. E apesar de Jony Ive ter dito em uma entrevista que “o rosto era o ‘lugar errado’ para se por tecnologia”, a unidade secreta da empresa tem construído diversos protótipos de possíveis headsets de realidade virtual.

untitled

E mesmo o rosto sendo o “local errado”, é válido notar que a Apple também tem contratado engenheiros de hardware para trabalhar em sistemas de projeção e telas para ambientes virtuais, além de estar procurando um engenheiro de software de telas sênior, para desenvolver aplicações gráficas que para ambientes de realidade virtual.

O relatório termina dizendo que a Apple está empenhada em fechar essa equipe secreta dentro da companhia. Se esse projeto se tornará realidade, ou que sequer seja, é algo ainda muito difícil de dizer. Talvez nos próximos anos tenhamos novidades em relação ao futuro dispositivo de realidade virtual da empresa, mas isso só a própria Apple pode confirmar.

Sobre o autor

Luiz Fernando tem 19 anos, e é editor do iHelp BR. Acreano, é um músico amador e apaixonado por tecnologia e mundo Apple desde que ganhou seu primeiro iPod touch de segunda geração em 2010. É atualmente um amante de seu iPhone X.