DestaquesGeraliPhone

Seria o iPhone 6s à prova d’água? Testes mostram que sim

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Como sabemos, até hoje nenhum dos iPhones lançados pela Apple é resistente à água, podendo danificar o aparelho permanentemente caso entre em contato com líquidos. O Apple Watch foi o primeiro que trouxe o selo IPX7 de resistência à água, que garante o funcionamento do dispositivo mesmo com alguns minutos de contato com líquidos. Agora, parece que o iPhone 6s também é a prova d’água.

Diversos testes realizados com o iPhone 6s, como o que foi mostrado no vídeo acima, mostra que a nova geração do iPhone resiste até 1 hora submerso na água. Depois que os aparelhos foram retirados da água, tudo pareceu funcionar normalmente, como a tela, botões e a câmera. Para se der ideia do avanço, os antigos iPhones 6 e 6 Plus resistiam apenas a alguns minutos na água, apresentando defeitos nos alto-falantes ou até mesmo ficando inutilizáveis.

A Apple não confirmou nada sobre o iPhone 6s realmente ser resistente ou à prova d’água, porque provavelmente não foram realizados testes suficientes para determinar isso. Provavelmente, a resistência aos líquidos foi apenas aprimorada para evitar danos acidentais, assim como no Apple Watch. A iFixit, empresa americana de reparos para eletrônicos, abriu o iPhone 6s e notou que os botões são revestidos internamente por uma borracha, que provavelmente impede que líquidos entrem no iPhone.

iPhone 6s iFixit

Por fim, não é recomendado fazer testes na água com o iPhone 6s ou qualquer outro dispositivo da Apple. Apesar da resistência contra acidentes, a Apple não confirmou nada até o momento e os termos de reparo atuais continuam a anular a garantia caso o defeito do aparelho seja por conta de contato com a água.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.