Seu iPhone está lento? Trocar a bateria pode resolver o problema

Com o passar do tempo, é normal que qualquer dispositivo não funcione mais de acordo com seu desempenho original. Afinal, as novas versões do sistema operacional e os aplicativos vão ficando cada vez mais modernos e pesados. Isso, porém, não deve acontecer ao ponto de tornar o aparelho inutilizável. Uma discussão recente no Reddit sugere que trocar a bateria velha de um iPhone pode deixá-lo mais rápido. Será mesmo?

Bateria no interior de um iPhone 6s. Imagem: iFixit

Um usuário relatou que seu iPhone 6s estava apresentado uma lentidão fora do normal, que aparentava até mesmo ter um desempenho pior do que o iPhone 6 Plus de seu irmão. Ao fazer um teste no aplicativo Geekbench, ele se deparou com o poder de processamento do aparelho reduzido pela metade. O sistema já indicava que a bateria não estava em boas condições, portanto o usuário solicitou a troca por uma nova. O resultado? O iPhone 6s voltou ao seu desempenho original.

Após muita polêmica na internet, os próprios criadores da ferramenta Geekbench fizeram alguns testes e comprovaram que, realmente, vários iPhones estão apresentando resultados menores do que o esperado nas versões mais recentes do iOS — como mostra o gráfico abaixo.

O curioso é que, enquanto essa diferença no desempenho se tornou mais perceptível para os donos do iPhone 6s após a atualização do iOS 10.2.1, no iPhone 7 isso só começou a acontecer com o recente iOS 11.2. De acordo com a Prime Labs, a Apple implementou no sistema um recurso que, ao identificar que a bateria está perdendo sua capacidade de carga em um aparelho antigo, reduz a velocidade do processador em até 50%.

Dessa forma, a empresa tenta evitar que o iPhone esquente demais ou até mesmo que desligue inesperadamente por não ter a energia necessária para manter todos os componentes internos em funcionamento. O problema na verdade é a forma como isso acontece sem que o usuário saiba. O iOS não mostra qualquer aviso sobre o desempenho ser reduzido por conta da bateria desgastada, o que pode levar o usuário a pensar que seu aparelho está ultrapassado antes da hora ou até mesmo que tem algum problema mais grave.

A Apple não se pronunciou sobre o caso até o momento, mas não ficaria surpreso em ver nas próximas versões do iOS avisos mais transparentes para os usuários com problemas na bateria do iPhone. Por via das dúvidas, agora você já sabe: trocar a bateria de um iPhone que apresenta lentidão pode sim resolver o problema.

Mas certifique-se de fazer isso diretamente com a Apple ou em um centro de reparo autorizado pela marca. O iOS não reconhece da maneira correta as baterias “piratas”, portanto o desempenho não irá melhorar! O valor do serviço de troca da bateria é de R$450 para qualquer iPhone.

Filipe Espósito

Filipe é o criador do iHelp BR. Sempre fascinado por tecnologia, começou a se interessar pela Apple após ganhar o primeiro iPod touch, em 2007. Com a falta de conteúdos sobre a Apple no Brasil, na época, decidiu abrir o iHelp BR para compartilhar dicas e notícias. Entre seus dispositivos mais recentes estão um iPhone 6 Plus, MacBook Pro de 13 polegadas, Apple Watch Series 2 e os novos AirPods. Atualmente está cursando graduação em Jornalismo.

Publicações Recentes