Logo no início desse ano o OnLeaks publicou o que supostamente são as primeiras imagens de renderização do iPhone 11 com base em um protótipo interno da Apple. O conceito foi muito questionado por mostrar a câmera traseira muito maior, em formato quadrado e com três lentes ao invés de duas.
O próprio OnLeaks também mostrou dias depois um protótipo alternativo com a câmera traseira de três lentes na horizontal, mas parece que a discussão voltará ao projeto divulgado anteriormente. Isso porque o MacOtakara, outro site muito confiável quando o assunto é Apple, disse que a Apple deve realmente optar pelo visual com câmera “quadrada” para o iPhone 11.
Conceito criado para ilustrar como deve ser o iPhone 11 segundo rumores. Imagem: MacOtakara
Fontes do site ligadas aos fornecedores da empresa de Cupertino disseram que a próxima geração do iPhone terá de fato uma câmera muito maior, similar ao HUAWEI Mate 20 Pro — com três lentes e o Flash LED no mesmo espaço. A ideia de um iPhone com três lentes traseiras já é discutida há muito tempo, mas ninguém sabe exatamente como isso será implementado.
Segundo o site japonês, os novos iPhones serão oferecidos nos mesmos tamanhos da geração atual e com poucas mudanças externas no design. Alguns rumores sugerem que a Apple adotará um novo acabamento em vidro fosco no iPhone 11, além de bordas ainda mais finas na tela e um recorte menor no topo (o “notch“).
O MacOtakara acredita que tanto a versão menor do novo iPhone quanto o “Max” vão ter a nova câmera de três lentes, porém não em todos os modelos. Ao invés de diferenciar o recurso por tamanho, a empresa considera lançar o iPhone 11 com a câmera normal de duas lentes nos modelos de entrada — possivelmente com 64GB de armazenamento — e três lentes naqueles com mais espaço interno.
Essa não seria a primeira vez que a Apple restringe certos recursos para os modelos mais caros. Apenas o iPad Pro com 1TB de armazenamento possui 6GB de memória RAM e a cor “Jet Black” do iPhone 7 só estava disponível nos modelos com 128GB e 256GB de armazenamento inicialmente. Situação similar acontece no MacBook Pro, em que o notebook de entrada não possui Touch Bar no teclado.
A Apple também já estaria trabalhando na linha da capas e acessórios para os novos iPhones, também prontos para a câmera maior. Vale lembrar que o lançamento da próxima geração do iPhone deve acontecer apenas em setembro e muita coisa pode mudar até lá. Por enquanto, tudo isso não passa de boatos.