A Apple apresentou hoje durante o evento inicial da WWDC 2016 o novo tvOS 10, a primeira grande atualização para o sistema operacional da Apple TV de quarta geração — e outras gerações que estão por vir. A nova versão do sistema traz novas funcionalidades para a Siri, tema escuro e várias outras melhorias.
A Siri na Apple TV agora é capaz de executar ainda mais tarefas. É possível pedir para a assistente, por exemplo, “mostrar o melhor filme de super-herói do ano” ou “buscar filmes de espiões dos anos 60”. Também é possível utilizar a Siri no tvOS 10 para encontrar e reproduzir vídeos do YouTube. Infelizmente, a Siri da Apple TV continua indisponível no Brasil.
Um recurso que chamou a atenção no tvOS 10 é a “entrada única”. Com isso, os assinantes de TV poderão liberar os canais na Apple TV utilizando um único login, ao invés de precisar de credenciais específicas para cada canal. Outra novidade apresentada é a possibilidade de alternar o visual do tvOS 10 entre o normal e um novo tema escuro.
Alguns dos aplicativos nativos do sistema também foram redesenhados, como é o caso do Fotos. Há uma nova aba “Memórias” que separa automaticamente fotos e vídeos em eventos baseado na localização e outras informações. O aplicativo Música também ganhou um novo visual que simplifica a experiência de uso do Apple Music.
O tvOS 10 conta com um melhor gerenciamento de dispositivos ligados ao sistema HomeKit, além de permitir que os aplicativos baixados em um dispositivo com iOS sejam automaticamente instalados na Apple TV. Foi anunciado também uma nova versão do aplicativo Remote para iOS, que permitirá controlar a nova Apple TV por um iPhone ou iPad simulando o controle original, inclusive com acelerômetro.
Mais informações sobre a atualização podem ser encontradas no site da Apple. A primeira versão de testes do tvOS 10 já está disponível para desenvolvedores, porém só chegará aos usuários finais nos próximos meses.