Apps

Ulysses 21 traz verificação avançada de gramática e estilo de texto ao iOS

Ulysses é um dos mais populares editores de texto Markdown para iPhone, iPad e Mac. Neste mês, a versão do app para iOS recebeu uma grande atualização com verificação avançada de gramática e estilo de texto, algo que já estava disponível anteriormente na versão de Mac.

A última atualização do Ulysses para Mac adicionou um novo Modo Revisão e opções para checar a gramática e o estilo dos textos, e agora esses recursos foram lançados também para o aplicativo de iPhone e iPad com o Ulysses 21.

Com o Modo Revisão, os usuários podem ocultar ferramentas desnecessárias para focar apenas em anotações e sugestões. Este modo é extremamente útil para revisar os textos com marcações e comentários, já que oculta toda a interface de edição.

Apesar disso, a principal novidade dessa atualização é a chegada da verificação avançada de gramática e estilo de texto. O Ulysses agora mostra sugestões e é capaz de detectar erros de gramática como uso de maiúsculas e minúsculas, pontuação, semântica, redundância, tipografia e estilo. De acordo com os desenvolvedores do Ulysses, a verificação de gramática funciona em mais de 20 idiomas — incluindo o Português do Brasil.

O modo Revisão, com uma verificação avançada de gramática e estilo como elemento central, fez parte do lançamento do Ulysses 20 durante o verão no hemisfério norte e encontrava-se limitada inicialmente à versão do app para Mac. Com o Ulysses 21, ela também estará disponível no iPad e iPhone.

A interface do Ulysses também foi aprimorada de acordo com as mudanças visuais do iOS 14 e iPadOS 14, que traz novas barras laterais e menus mais compactos.

O Ulysses 21 está disponível na App Store e pode ser testado gratuitamente, porém o aplicativo requer uma assinatura de R$20,90 por mês ou R$164,90 por ano. O aplicativo também está disponível para assinantes do Setapp.


Texto publicado originalmente em inglês pelo autor no site 9to5Mac.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.