O possível visual da próxima geração do iPhone já não é mais nenhuma novidade, depois de várias fotos e vídeos de supostas peças aparecerem na internet. Agora, porém, o Onleaks — que é conhecido por divulgar informações de aparelhos que ainda não chegaram ao mercado — publicou um vídeo que mostra uma unidade montada do tal iPhone 8.
Embora não-funcional, pode se dizer que este é o primeiro modelo a aparecer na rede que se parece muito com algo próximo de uma versão final do produto. Coincidindo com rumores anteriores, o iPhone das imagens tem a parte frontal quase toda ocupada pela tela, peça traseira feita em vidro e as laterais de aço inoxidável escuro — o mesmo do Apple Watch.
Apesar da tela em si ser quase do mesmo tamanho que a utilizada nos iPhones Plus (com 5.5 polegadas), o corpo do celular é pouca coisa maior que o de um iPhone atual com tela de 4.7 polegadas — resultado do vidro quase sem bordas. Sem o botão Início na frente e qualquer espaço para o Touch ID na parte traseira, o modelo em questão também corrobora os rumores sobre o leitor biométrico do iPhone ser embutido na tela.
Outra mudança que é impossível não notar, e que também já é comentada há algum tempo, é o posicionamento da câmera traseira. Assim como o iPhone 7 Plus, este novo iPhone contará com duas lentes, porém na vertical. Algumas pessoas cogitam a possibilidade da alteração acontecer por conta de alguma nova tecnologia de realidade virtual que a Apple esteja desenvolvendo.
É interessante comentar também que, nos moldes vazados, a próxima geração do iPhone deve ganhar mais espessura. Enquanto o iPhone 7 tem 7,1 milímetros de espessura, os novos modelos teriam 7,4 milímetros — 0,2 milímetros a menos do que o iPhone SE. Nos últimos anos, parece que a Apple tem ouvido os usuários e deixado de lado a ideia de aparelhos mais finos para priorizar a bateria.
Em nota relacionada, o analista Blayne Curtis, do Barclays, disse que a Apple enviará os novos iPhones com cabos de Lightning para USB-C na caixa, com suporte ao recurso de “recarga rápida”. O atual adaptador de tomada 5W deve ser substituído por um de 10W, como o que já é enviado junto aos iPads. E, curiosamente, foi encontrado no iOS 11 um novo “som de carregamento” não utilizado até agora — que pode estar “reservado” justamente para o carregamento sem fio do iPhone 8.
Considerando o caminho que os rumores estão tomando, dificilmente a edição especial de 10 anos do iPhone será muito diferente do que já vazou até agora. Resta agora apenas esperar até setembro para o anúncio oficial do próximo grande lançamento da Apple.