Desde o início, o serviço de mapas da Apple sempre esteve envolvido em polêmicas. O Apple Maps foi anunciado em 2012 com o iOS 6, e desagradou vários usuários por ser incompleto e muito inferior ao Google Maps, que na época acompanhava todos os iPhones e iPads de fábrica. Com o tempo, a empresa foi corrigindo muitos dos problemas e apresentando novidades em seu aplicativo de Mapas. Nesta semana, uma vaga de emprego publicada no site da Apple sugere que a próxima novidade para o Apple Maps será uma versão online.
“A equipe dos Mapas está à procura de um especialista em tecnologias da web para ajudar a fazer com que os mapas funcionem perfeitamente na web. O candidato ideal deve ter conhecimento aprofundado das principais tecnologias da web, uma sólida compreensão de como funcionam os navegadores da web, conhecimentos de programação e proficiência com as ferramentas de desenvolvimento na web para vários navegadores.”
Como mostra na descrição da vaga, a Apple está procurando profissionais especializados em desenvolvimento para a internet, que devem se juntar à equipe do serviço de mapas na criação de uma “versão online”. Atualmente, só é possível acessar o Apple Maps por meio do aplicativo no iPhone, Mac e outros dispositivos da Apple, enquanto os concorrentes oferecem também o site de seus serviços — como é o caso do Google Maps.
Antes disso, a Apple já até chegou a fazer alguns testes abertos com uma versão online de seus mapas. Ao acessar o recurso “Buscar iPhone” dentro do iCloud.com, por exemplo, os mapas exibidos no site são os da Apple. O mesmo acontece com links compartilhados pelo próprio aplicativo de Mapas do iOS, entre alguns outros lugares.
Ainda é cedo para se especular qualquer outra coisa, mas não é impossível de se imaginar isso sendo apresentado em uma fase aberta de testes na WWDC 2018 — que deve acontecer em junho.