A Apple anunciou hoje (22) na WWDC 2020 uma prévia do watchOS 7, a nova versão do sistema operacional do Apple Watch. Neste ano, o relógio inteligente da Apple ganhou uma série de recursos voltados para a saúde, incluindo monitoramento de sono e guia para lavar as mãos.
O watchOS 7 conta com novos mostradores, que são os temas do relógio, incluindo uma nova versão do mostrador “Infográfico” que conta com um taquímetro. Ficou mais fácil personalizar a aparência do mostrador do Apple Watch com a atualização, agora com ainda mais opções de “complicações” — como são chamados os elementos exibidos junto ao relógio.
Pela primeira vez, os usuários poderão compartilhar temas entre si. Isso significa que você pode criar uma personalização única do mostrador com o watchOS 7 e então enviá-la para seus contatos ou até mesmo compartilhá-la em algum site na internet. Com apenas alguns toques, você e seus amigos poderão usar exatamente o mesmo tema no Apple Watch.
Uma das principais novidades do watchOS 7, porém, é o monitoramento de sono. O sistema conta com um aplicativo chamado “Sleep” que pode ser utilizado ao dormir com o relógio no pulso para monitorar a qualidade do sono. O usuário poderá acompanhar por quantas horas dormiu a cada dia da semana e receber lembretes sobre a melhor hora para dormir e acordar. Esses dados podem ser acessados no aplicativo Saúde do iPhone com o iOS 14.
Para o público fitness, o watchOS 7 traz novas opções de atividades físicas para serem monitoradas, incluindo dança e alongamentos. O aplicativo Atividade foi renomeado para “Fitness” e reunirá ainda mais informações sobre o histórico de exercícios, calorias queimadas e mais.
A Apple também adicionou um novo modo que detecta quando o usuário está lavando as mãos utilizando os sensores do Apple Watch, de forma que o relógio indique se o tempo de lavagem foi adequado ou se o usuário ainda precisa lavar as mãos por mais alguns segundos. A novidade é extremamente importante em tempos de pandemia por COVID-19.
Ao definir uma rota no aplicativo Mapas da Apple, o watchOS 7 consegue encontrar o melhor caminho para ciclistas, buscando por ruas e avenidas que possuem ciclovias e ciclofaixas. Também ficou mais fácil de encontrar estabelecimentos como restaurantes e lojas próximas.
A Siri ficou mais inteligente e agora é capaz de traduzir conversas em tempo real em 10 idiomas diferentes. Todos os dados são processados localmente sem a necessidade de conexão com a internet e sem enviar informações pessoais para a Apple.
O watchOS 7 será lançado para o público apenas no final de 2020. Por enquanto, o sistema está disponível como uma prévia de testes para desenvolvedores. A Apple confirmou que usuários interessados em instalar o watchOS 7 poderão se cadastrar no site beta.apple.com a partir de Julho.
A atualização é compatível com o Apple Watch Series 3 em diante, descontinuando assim o Apple Watch Series 1 e Apple Watch Series 2.