O WhatsApp lançou no ano passado um recurso que permite o envio de fotos e mídias que desaparecem após serem abertos, similar ao que aplicativos como Snapchat e Instagram já oferecem. Nesta semana, o WhatsApp anunciou que vai levar esse recurso além, agora com um bloqueio de captura de tela para mídias temporárias.
WhatsApp irá bloquear capturas de tela em certas mídias
A versão mais recente do aplicativo beta do WhatsApp para iPhone, que recebe recursos antes de serem lançados para todos os usuários, bloqueia a captura da tela quando o usuário abre uma imagem ou vídeo marcado como temporário.
Ao tentar capturar ou gravar a tela quando a mídia temporária está aberta, o WhatsApp exibirá uma mensagem alertando ao usuário que a captura foi bloqueada por motivos de privacidade. A mensagem é exibida na captura de tela, que não mostra o conteúdo real da mídia. Dessa forma, a pessoa que enviou a foto ou o vídeo tem mais uma garantia para evitar que o conteúdo seja replicado.
O novo recurso está disponível no WhatsApp beta 22.21.0.71 (compilação 405622068). Vale a pena notar que não é possível desativar a opção, que se tornará um padrão para todos os usuários do WhatsApp quando estiver disponível. Nós testamos a nova funcionalidade e, de fato, ela funciona como esperado.
Outras novidades em breve
O bloqueio de captura de tela não é a única novidade chegando no WhatsApp. A última versão beta do aplicativo também permite que os usuários criem enquetes interativas. Por enquanto, ainda não há detalhes sobre quando o WhatsApp pretende lançar essa atualização para o público.
Recentemente, o WhatsApp lançou também um novo aplicativo para Windows desenvolvido com tecnologias mais modernas. Uma versão similar para usuários de macOS também está em fase de testes e deve chegar em breve.
Com informações de 9to5Mac e WABetaInfo.