Apps

WhatsApp deixará de funcionar no iPhone 3GS em 2018

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Pode parecer estranho, mas um dos serviços de mensagens instantâneas mais utilizados no mundo — o WhatsApp — ainda tem usuários ativos em aparelhos muito antigos, como por exemplo o iPhone 3GS, de 2009. E como acontece todo ano, os donos de mais alguns dispositivos velhos já estão sendo notificados sobre o fim do suporte ao aplicativo.

Atualmente, quem possui um iPhone 3GS ou qualquer outro iPhone mais novo no iOS 6 ainda consegue utilizar o WhatsApp baixando uma versão antiga do aplicativo na App Store. Porém, a partir do dia 1 de janeiro de 2018, essa versão deixará de funcionar definitivamente. Aparelhos com o sistema BlackBerry OS e Windows Phone 8 também vão perder o suporte ao WhatsApp a partir da virada do ano.

De acordo com uma nota do próprio WhatsApp, estes aparelhos não conseguem mais lidar com os novos recursos que estão implementando, o que acaba atrasando o desenvolvimento da plataforma no geral. A empresa recomenda que os usuários afetados troquem de aparelho ou atualizem para uma versão mais recente do sistema operacional, se possível.

É interessante ressaltar que, de acordo com os números da Apteligent, apenas 0,04% dos iPhones, iPods e iPads ativos no momento ainda estão no iOS 6, enquanto mais de 75% dos usuários já teriam um dispositivo atualizado com o iOS 11. Portanto, poucas pessoas serão realmente afetadas com a decisão.

O WhatsApp está disponível gratuitamente na App Store, tendo como requisito um iPhone com o iOS 7 ou versão mais recente do sistema para instalar a última atualização do aplicativo.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.