AppsRumores

WhatsApp do iPhone deve ganhar tema escuro e proteção com senha

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Enquanto o WhatsApp liberou ontem na App Store uma atualização do aplicativo que trouxe compatibilidade com a tela do novo iPhone XS Max, a empresa também está testando internamente outras novidades para o mensageiro instantâneo no smartphone da Apple. De acordo com o site WABetaInfo, já existe uma versão interna do WhatsApp com tema escuro e proteção com senha.

O site em questão é muito conhecido por revelar as novidades do aplicativo do WhatsApp antes da hora, e parece que os usuários do iPhone devem receber uma grande atualização em breve. Como os testes dessas funções mencionadas ainda estão em fase inicial, nem tudo está funcionando como deveria. O tema escuro, por exemplo, não chega a ser totalmente preto e os ícones não foram adaptados para os tons de cinza.

Já a proteção de senha utiliza o próprio sistema de autenticação do iOS por meio do Touch ID e Face ID. Será necessário apenas ativar uma nova opção nos ajustes do aplicativo para que, toda vez ao abrir o WhatsApp, ele exija a biometria ou reconhecimento facial. No caso do reconhecimento falhar, o usuário deve digitar a senha padrão do iPhone. Por ser um recurso do próprio sistema, a senha não será compartilhada com o WhatsApp em nenhum momento.

Além de tudo isso, as notificações do WhatsApp vão passar a exibir GIFs e vídeos ao serem expandidas com 3D Touch.

Ainda de acordo com o site, estes novos recursos também estão sendo implementados no WhatsApp para Negócios (Business), que ainda está com a versão para iOS em desenvolvimento. Não há previsão para que essa atualização seja lançada oficialmente, mas provavelmente ainda deve demorar alguns meses — já que nem mesmo os desenvolvedores da versão beta oficial receberam a nova versão até o momento.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.