Outros assuntosPublieditorial

5 dicas para manter seu computador e contas pessoais longe de hackers

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender Antivírus para uso exclusivo do blog iHelp BR.

Você liga seu computador, acessa e-mails, confere suas redes sociais, faz algumas pesquisas no Google e até aí tudo bem, nenhuma atividade que poderia ser considerada “arriscada”, não é mesmo? Infelizmente não é bem assim. Muitas ações corriqueiras que realizamos na internet podem abrir brechas para a ação dos hackers, e sem o devido cuidado, a integridade de contas pessoais, assim como do próprio computador, pode ser comprometida.

hacker

Confira algumas dicas simples, que garantem mais segurança durante suas navegações.

1 – Faça Senhas Fortes e Únicas

Na maioria dos casos, para ganhar acesso a conta de alguém, um hacker – ou mesmo um usuário comum com más intenções – precisará da senha dessa pessoa. Torne esse trabalho mais difícil tendo uma senha forte.

Uma senha forte deve ter mais de seis caracteres, que variam entre letras (maiúsculas e minúsculas), números e símbolos – essa combinação não precisa necessariamente formar uma palavra ou ter qualquer sequência lógica, pelo contrário, quanto mais aleatória for, melhor. É importante também que as senhas sejam únicas, ou seja, nada de repetir combinações. Além disso, lembre-se de trocar suas senhas regularmente.

2 – Mantenha os Programas Sempre Atualizados

As atualizações de programas podem ter várias funções: ajuste de bugs, atualização de drivers, adição ou remoção de recursos e, principalmente, a correção de brechas de segurança. Assim sendo, ao realizar as atualizações sugeridas, você mantém seu computador mais seguro.

3 – Tenha Cuidado ao Clicar em Links

O phishing é uma das técnicas de fraudes eletrônicas mais comuns; ela consiste em criar um link falso, que pareça confiável e seja chamativo, mas que na verdade serve para baixar programas maliciosos e/ou roubar informações pessoais. Para evitar o phishing, não abra e-mails de procedência duvidosa, muito menos clique em links ou anexos contidos nesses e-mails. O mesmo cuidado deve ser tomado em redes sociais e outras páginas.

4 – Use Redes Públicas de Wi-Fi com Moderação

devices

Encontrar uma rede pública de Wi-Fi é sempre uma alegria, mas ao mesmo tempo elas podem oferecer perigo, uma vez que o acesso livre da rede abre espaço para a ação de hackers. O ideal é não realizar operações financeiras ou altamente privadas em redes públicas e, até mesmo, suas redes sociais.

5 – Proteja seu Computador com um Bom Antivírus

O antivírus é um software especialmente desenvolvido para proteger seu computador, por isso ele é a melhor opção para manter sua máquina segura.

Atualmente, a Bitdefender produz os melhores antivírus pagos do mercado, com destaque para o Total Security Multi-Device, o Internet Security e o Antivírus Plus. Esses programas contam com proteção completa de dados, verificador de vulnerabilidade, proteção de privacidade, relatório de segurança, navegador exclusivo para acesso a internet banking e compras on-line, entre outros recursos – tudo isso sem comprometer o desempenho do computador.

Por cinco anos consecutivos a Bitdefender tem apresentado a melhor taxa de detecção de vírus, tendo sua eficiência sendo reconhecida, inclusive, por nomes como a AV Comparatives, PC World e PC Mag.

Com essas dicas o seu computador fica protegido e você pode navegar pela internet com mais tranquilidade. Você conhece mais alguma dica de segurança? Conte para gente!

Imagens: CNBC, Telegraph.

Sobre o autor

Esta publicação foi escrita por um Autor Convidado do iHelp BR.