DestaquesGeraliPhoneRumores

Afinal, faz sentido um novo iPhone de 4 polegadas em 2016?

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Não é de hoje os rumores que cogitam a possibilidade da Apple lançar um novo iPhone com tela de 4 polegadas, supostamente uma versão menor e mais barata do iPhone 6. A ideia divide opiniões na internet, com algumas pessoas que acham interessante e outras não, afinal, a Apple estaria indo contra ao que fez em 2014 lançando o iPhone 6 e 6 Plus, com telas maiores. Diante disso, surge a pergunta: faz sentido um novo iPhone de 4 polegadas em 2016?

iPhone 5s

Entendendo o rumor

Um rumor de longa data que acabou tomando força desde o final do ano passado. No início, acreditava-se que a Apple lançaria um “iPhone 6c”, utilizando a mesma ideia do iPhone 5c para refazer o iPhone 6 num tamanho menor e em corpo de plástico. Tempo depois, um novo rumor surgiu afirmando que a Apple não utilizaria o nome “6c” para não remeter ao plástico, já que este iPhone também deve ser de alumínio. Por fim, fontes internas revelaram que o “iPhone 5se” deve ser literalmente um iPhone 6 reduzido em 4 polegadas.

iPhone 5se

O que ainda não está claro é o hardware que o aparelho utilizará. Enquanto alguns dizem que a empresa deve utilizar os mesmo componentes do iPhone 6, como o processador A8, outros afirmam que o iPhone 5se virá com um processador A9, para ter desempenho similar ao do iPhone 6s e não ficar para trás quando a Apple lançar o iPhone 7, no final do ano. Basicamente, o aparelho deve acabar sendo uma mistura do iPhone 6 com o 6s, utilizando uma câmera traseira de 8 Megapixels e frontal de 1.2 Megapixels, porém com o recurso de Live Photos e panoramas em maior resolução.

A Apple também deve colocar no iPhone 5se um sensor NFC e Touch ID para que seja possível utilizar o Apple Pay no aparelho, que atualmente só está disponível no iPhone 6 e iPhone 6s. A bateria também deve ser melhorada consideravelmente em comparação com os outros iPhones de 4 polegadas que a Apple já lançou. A tela, porém, continuará na resolução do iPhone 5s, sendo muito improvável que tenha a tecnologia 3D Touch.

Ainda acho que o nome “iPhone 5se” não seja o mais adequado para o produto, até porque o visual deve ser bem similar ao do iPhone 6 e 6s. Particularmente, penso que seria mais sensato identificar o novo iPhone como uma variação da sexta geração — como iPhone 6 mini — mas a Apple não costuma seguir uma lógica em suas nomenclaturas e tudo ainda não passa de rumores, então, vamos focar no que importa.

Por que um iPhone menor?

Por que a Apple lançaria um iPhone menor após ter estabelecido os novos padrões de 4.7 e 5.5 polegadas? Bem, o motivo real nunca saberemos, porém é possível especular algumas coisas. O ponto principal para se lançar este “iPhone 5se” fora do cronograma seria a preocupação da empresa com o número de vendas. Pela primeira vez, desde 2007, o crescimento das vendas do iPhone não foi tão significativo, e a previsão é que as vendas possam cair nos próximos meses.

Tim Cook, presidente da Apple, disse que o cenário de crise na economia em diversos países — incluíndo o Brasil — contribuiu para que as vendas diminuíssem. Por aqui, o iPhone mais barato atualmente custa R$ 2.200, e estamos falando do 5s, modelo lançado em 2013. Caso o consumidor queira adquirir o iPhone 6s, com as tecnologias mais recentes, precisa desembolsar, no mínimo, 4 mil Reais. Com a alta do Dólar e as taxas malucas do país, não há muito segredo sobre como chegar neste valor.

Com isso, as pessoas não só deixaram de trocar de iPhone com mais frequência, porém muitos até acabam procurando comprar aparelhos mais baratos da concorrência. Pagar mais de 2 mil Reais em um iPhone de 2013 que já está na metade de seu ciclo de vida e que não conta com as tecnologias mais recentes acaba não sendo um atrativo. E é aí que o “iPhone 5se” entra. De acordo com os rumores, este novo iPhone menor substituirá o iPhone 5s, sendo lançado na mesma faixa de preço. Vender um iPhone com o processador e tecnologias mais recentes em uma tela menor na faixa dos 2 mil Reais talvez acabe atraindo aqueles que ainda estejam utilizando um iPhone mais antigo, ou algum outro celular intermediário. Estou utilizando o Brasil como exemplo, porém a situação se repete em vários países emergentes, como a China, Índia e Rússia.

Ao mesmo tempo em que deve atrair os consumidores intermediários, vale lembrar que ainda há público para um iPhone menor, com tela de 4 polegadas. Apesar da maioria dos usuários já estarem acostumados com as telas maiores, muitos ainda deixam claro sua preferência por um modelo menor. Porém, para os fãs das telinhas, simplesmente não há mais uma opção com as tecnologias mais recentes. Com um iPhone menor, mais barato e com as tecnologias mais recentes, a Apple acabaria atingindo ainda mais pessoas.

iPhone 5se enquete

Realizamos uma enquete em nosso grupo oficial do Facebook, perguntando aos membros se eles comprariam um “iPhone 5se”. Das alternativas que disponibilizamos, apenas 3 receberam votos. 71% afirmam que não comprariam este iPhone, pois já possuem um dos iPhones maiores e mais novos, porém, 27% afirmam que trocariam um iPhone 5s ou modelo mais antigo pelo novo iPhone 5se. Curiosamente, 2% trocariam até mesmo um iPhone maior e mais novo pelo modelo “5se”.

Se este iPhone vai vender o suficiente para aumentar as vendas do iPhone, ainda é uma incógnita. Porém, certamente agradará diversos consumidores, desde aqueles que querem comprar um smartphone top-de-linha num valor mais acessível até aos que simplesmente querem um aparelho menor. Ainda não há qualquer confirmação por parte da Apple sobre o lançamento do “iPhone 5se”, porém diversas fontes confiáveis afirmam que a empresa realizará um evento especial no dia 15 de março, quando anunciará também o iPad Air 3 e novas pulseiras para o Apple Watch.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.