iPhoneRumores

Analista acredita que a Apple vai dividir lançamentos de iPhone a partir de 2021

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Desde os primórdios do iPhone, a Apple regularmente lança uma nova geração do aparelho a cada ano. Embora esse ainda seja o padrão, muita coisa mudou nos últimos anos — como por exemplo a existência de múltiplas linhas do celular da Apple. De acordo com o analista Samik Chatterjee da JP Morgan, a empresa de Cupertino considera dividir os lançamentos de iPhone a partir de 2021.

Em 2013, a Apple apresentou pela primeira vez dois novos iPhones de linhas diferentes. O iPhone 5c era o modelo mais barato e o iPhone 5s veio como a continuação do iPhone 5. A situação voltou a se repetir nos últimos anos com o iPhone 8 e X em 2017, iPhone XR e XS em 2018 e iPhone 11 e 11 Pro em 2019. Segundo Chatterjee, a ideia é distribuir esses lançamentos no decorrer do ano.

Embora os eventos de lançamento do iPhone no final do ano tenham se tornado um pilar importante para a empresa, as fontes de Chatterjee indicam que a Apple pode começar a dividir seus lançamentos de iPhone, e ele agora espera “uma mudança estratégica no ritmo de lançamento com dois novos modelos de iPhone no primeiro semestre de 2021, seguido por outros dois no segundo semestre”.

Na verdade, a Apple já testou algo similar no passado. O iPhone 6s foi lançado em setembro de 2015 como qualquer outra nova geração, mas o iPhone SE — que também era um aparelho novo porém considerado um modelo de entrada — só chegou em março de 2016. Isso também já acontece há algum tempo com o iPad, em que as versões de entrada são atualizadas em momentos diferentes da linha Pro.

O analista acredita que os futuros modelos mais baratos do iPhone serão anunciados no primeiro semestre, enquanto as novas versões da linha Pro devem continuar sendo lançadas no final do ano. Tal decisão deve equilibrar os números das vendas dos celulares da Apple no decorrer do ano. Atualmente, como novos iPhones são lançados juntos em setembro, a receita da empresa fica concentrada apenas naquele período.

Ele também comentou sobre como deve ser o futuro da linha de iPhone, que deve ganhar mais um modelo na família. A Apple deve lançar quatro modelos, sendo um deles com tela de 5.4 polegadas, dois com tela de 6.1 polegadas e outro com tela de 6.7 polegadas. Presume-se que a versão de 5.4″ e um dos modelos de 6.1″ sejam lançados como versões de entrada, enquanto a linha Pro ficará com modelos de 6.1″ e 6.7″.

Atualmente, a Apple oferece o iPhone 11 com tela de 6.1″ como opção mais barata, enquanto o iPhone 11 Pro está disponível nos tamanhos de 5.8″ e 6.5″.

Caso isso se concretize, o calendário da Apple ficará parecido com o da concorrente Samsung. A empresa sul-coreana costuma apresentar os novos Galaxy S no início do ano, enquanto a nova geração da linha Galaxy Note chega apenas no segundo semestre.

Como estamos falando de rumores e 2021 ainda está muito longe, é importante ressaltar que muita coisa pode mudar até lá.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.