AppsNotícias

Apple divulga lista com os melhores apps e jogos de 2019

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

A Apple anunciou hoje (3) sua seleção de melhores aplicativos e jogos de 2019 após convidar desenvolvedores e membros da imprensa para um evento especial de premiação realizado ontem em Nova Iorque. A empresa segue a tradição de escolher anualmente os apps da App Store para iPhone, iPad, Mac e Apple TV que mais se destacaram.

Aplicativos do ano

Neste ano, o Spectre Camera da Lux Optics foi nomeado o melhor app de iPhone. O Spectre Camera foi desenvolvido pelos criadores do Halide, popular app de câmera para iOS. Ele usa tecnologia de inteligência artificial para capturar fotos profissionais em longa exposição de forma rápida e simples.

Para o iPad, o primeiro lugar foi para o app Flow criado pela Moleskine. É uma ferramenta avançada de desenhos que oferece vários tipos de pincéis para que os usuários possam fazer anotações ou até mesmo desenhos incríveis. O Flow conta com gestos customizados e combinações únicas de traços e cores.

O melhor app para Mac de 2019 escolhido pela Apple é o Affinity Publisher da Serif Labs. Muitos profissionais já conhecem a empresa por seus aplicativos avançados para edição de imagem e ilustração. Com o Affinity Publisher, eles apresentaram uma nova forma de diagramar livros, jornais, revistas, pôsteres e mais.

A Apple também nomeou o The Explorers como o melhor app de 2019 para a Apple TV. O aplicativo é um catálogo digital de imagens da natureza totalmente colaborativo. Fotógrafos profissionais e amadores podem participar da comunidade para enviar seus trabalhos. Todos os conteúdos podem ser admirados por qualquer pessoa em um iPhone, iPad e até mesmo na Apple TV.

Jogos do ano

Os jogos também são parte essencial da App Store e por isso contam com sua própria categoria na premiação. O Sky: Children of the Light, desenvolvido pela thatgamecompany, é o melhor jogo de 2019 para iPhone. O jogo no estilo “jornada” foi destaque em um evento da Apple como parte das demonstrações da Apple TV 4K por conta de seus gráficos incríveis.

Hyper Light Drifter da Abylight é o melhor jogo de 2019 para iPad, de acordo Apple. O RPG de aventura e ação já recebeu diversos prêmios por seu estilo único de artes visuais.

Entre os jogos disponíveis na Mac App Store, GRIS da Devolver ficou com o primeiro lugar neste ano. A história do jogo envolve a jornada de uma garota perdida em seu próprio mundo, com um universo vasto de charadas criadas com artes detalhadas.

Para a Apple TV, o melhor jogo de 2019 é o Wonder Boy: The Dragon’s Trap, criado pela DotEmu. Ele é um remake do jogo original com o mesmo título lançado em 1989. O personagem principal, meio humano e meio lagarto, enfrenta uma série de desafios em cenários diferentes. Os gráficos foram feitos com cores brilhantes tornam as batalhas mais intensas.

A Apple também escolheu o melhor jogo disponível no Apple Arcade, a nova plataforma de jogos por assinatura da empresa. Sayonara Wild Hearts foi a escolha de 2019. Criado pela Annapurna Interactive, cada fase do jogo se passa em um clipe musical em que a personagem principal precisa correr e enfrentar obstáculos no caminho com uma trilha sonora incrível.

Tendências do ano

Além dos melhores aplicativos e jogos do ano, a Apple também fez uma lista com outros apps que não conseguiram o primeiro lugar, mas que também deixaram sua marca na App Store do iOS.

A primeira lista, “Contadores de Histórias”, destaca os aplicativos que ajudaram os usuários a contarem histórias, seja por texto, fotos, vídeos, podcasts ou desenhos. Confira a lista completa abaixo:

Já a lista “O Retorno dos Blockbusters” traz jogos de franquias famosas que foram lançados para iOS. Confira:

Você pode encontrar mais informações e a lista completa dos apps escolhidos nesta página.


Texto publicado originalmente em inglês pelo autor no site 9to5Mac.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.