DestaquesNotícias

Apple Arcade é o novo serviço de jogos multiplataforma por assinatura

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Um rumor do início deste ano se tornou realidade. A Apple anunciou hoje (25) em seu evento especial o Apple Arcade, um novo serviço por assinatura que oferecerá mais de 100 jogos multiplataforma para iPhone, iPad, Mac e Apple TV.

A empresa convidou desenvolvedores renomados como Hironobu Sakaguchi, da série Final Fantasy, e Will Wright, das franquias SimCity e The Sims, para criarem jogos exclusivos do Apple Arcade. A ideia é oferecer vários títulos para os jogadores baixarem a qualquer momento.

A App Store hoje já oferece mais de 300 mil jogos, sejam eles pagos ou gratuitos. Isso por si só faz com que o iOS seja uma das maiores plataformas de jogos da atualidade. Com o Apple Arcade, a experiência dos jogadores será ainda melhor. Basta instalar o jogo e aproveitá-lo sem preocupações com compras internas ou anúncios dentro do app. Tudo será desbloqueado para os assinantes.

Estúdios como Annapurna Interactive, Bossa Studios, Cartoon Network, Finji, Giant Squid, Klei Entertainment, Konami, LEGO, Mistwalker Corporation, SEGA, Snowman e ustwo vão lançar seus jogos na plataforma da Apple. Inicialmente, a empresa contribuirá com os custos de desenvolvimento dos jogos exclusivos.

“Sonic Team Racing”, da SEGA e HARDlight, é um dos títulos exclusivos do Apple Arcade.

Phil Schiller, vice-presidente de marketing da Apple, disse que o lançamento irá mudar a forma como as pessoas consomem jogos nos celulares, tablets e computadores.

“Unimos forças com alguns dos desenvolvedores mais inovadores para criar mais de 100 jogos novos e exclusivos para iPhone, iPad, Mac e Apple TV. Ideal para famílias, o Apple Arcade respeita a privacidade do usuário e não terá anúncios nem compras adicionais. Acreditamos que gamers de todas as idades vão adorar o Apple Arcade.”

Todos os jogos do Apple Arcade estarão disponíveis no iPhone, iPad, Mac e Apple TV. Além disso, os dados serão sincronizados via iCloud. Isso significa que o jogador pode completar o mesmo jogo alternando entre seus dispositivos sem perder o progresso na troca. Não será necessário estar conectado à internet para executar os jogos e a empresa promete a adição de novos títulos regularmente.

O Apple Arcade será lançado em mais de 150 países, incluindo o Brasil, ainda em 2019. Os desenvolvedores interessados em adaptar seus jogos para a plataforma podem se cadastrar no site do Apple Developer.

Não há valor definido para a assinatura mensal, mas a Apple garante que será possível dividir o serviço com até seis pessoas por meio do Compartilhamento Familiar do iCloud.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.