Notícias

Apple estaria planejando lançar concorrente do Amazon Echo com Siri e AirPlay ainda neste ano

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Em maio do ano passado, antes mesmo da Apple anunciar o iOS 10 para os desenvolvedores, um rumor sugeriu que a Apple estaria trabalhando em melhorias para a Siri — e isso incluía uma estação própria para a Siri, com microfones, alto-falantes e acesso à internet, ao estilo do Amazon Echo. Realmente, as melhorias para a Siri foram apresentadas posteriormente, mas nada do novo aparelho.

Sonny Dickson, que é bem conhecido por ter informações privilegiadas sobre a Apple, afirmou em seu Twitter nesta semana que a empresa está apenas fazendo os ajustes finais em seu concorrente do Echo, para ser lançado ainda neste ano.

De acordo com Dickson, o aparelho já estaria praticamente pronto, faltando somente retoques no visual para ser colocado nas lojas. A estação com a Siri utilizará o recurso AirPlay para se conectar aos dispositivos da Apple e reproduzir sons dos aparelhos sem a necessidade de fios, além de, provavelmente, contar com alto-falantes desenvolvidos pela equipe da Beats.

Para ser um dispositivo independente de um iPhone ou Mac, ele rodará uma versão alternativa do iOS — assim como o Apple Watch e a Apple TV. Dessa forma, a Siri poderá acessar aos conteúdos mesmo sem outros aparelhos da Apple por perto, talvez até mesmo armazenar músicas do Apple Music e outras coisas diretamente.

Por fim, Sonny Dickson mencionou que o “B238” — codinome interno deste aparelho na empresa — pode acabar tendo um design que lembra um pouco o do atual Mac Pro, certamente mais compacto, e com controles embutidos na superfície. Como tudo supostamente já está quase pronto, a Apple tem intenções de anunciar o produto já na WWDC 2017, em junho deste ano. É claro que, como ainda nada é oficial, a novidade pode ficar apenas para o final do ano — junto com os novos iPhones em setembro provavelmente.

Outras fontes também já corroboraram este mesmo rumor no passado, ressaltando também que a tal “central da Siri” seria mais um passo da Apple para popularizar ainda mais a integração com o sistema HomeKit — que permite controlar luzes, trancas, câmeras de segurança, tomadas e várias outras coisas automatizadas.

Resta agora esperar até a WWDC 2017, que terá sua apresentação de abertura no dia 5 de junho.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.