Nós já noticiamos aqui alguns aplicativos nativos do iOS 11 — a próxima grande atualização do sistema operacional dos iPhones e iPads — ganharam novos ícones. Hoje, com a sexta versão de testes liberada para desenvolvedores, foram apresentados mais alguns ícones diferentes, agora para a App Store e aplicativo Mapas.
Após anos representando a App Store de forma “skeumórfica” com desenhos que remetem a objetos reais — como o pincél, lápis e régua —, a Apple atualizou o ícone da sua loja de aplicativos com traços simples formando a letra “A”. Já no caso do aplicativo Mapas, o que mudou foi a localização exibida no ícone: ao invés de mostrar as proximidades do atual campus da empresa em Infinite Loop, agora exibe o lugar da nova sede em Cupertino — o Apple Park.
Além deles, em atualizações anteriores do iOS 11, os aplicativos Câmera, Notas, Lembretes, iTunes Store, Safari, Calculadora e Contatos também tiveram os ícones atualizados, mesmo que sem mudanças significativas.
Outras novidades
A atualização também trouxe algumas poucas “novidades”. Agora, por exemplo, o sistema exibe algumas animações ao emparelhar o dispositivo com os AirPods ou fones da Beats com o chip W1.
As configurações de brilho da tela automático, por algum motivo desconhecido, agora estão nos ajustes de acessibilidade.
E o novo indicador de saídas externas de áudio disponíveis na Central de Controle agora fica azul ao estar emparelhado com algum dispositivo, como por exemplo os próprios AirPods.
Com a versão final chegando, as próximas atualizações devem ser apenas para dar os “retoques finais”, sem muitas novidades. Vale lembrar que o iOS 11 já deve ser lançado oficialmente para todos os usuários no próximo mês. Até lá, os interessados em testarem a nova versão do sistema podem cadastrar seus dispositivos no Apple Beta Software Program.