AtualizaçõesiOS

O que há de novo na quarta versão de testes do iOS 11

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Praticamente na “metade do caminho”, a Apple liberou hoje para os desenvolvedores a quarta versão de testes do iOS 11 — a próxima grande atualização do sistema operacional dos iPhones e iPads que traz novidades como a Central de Controle redesenhada e um novo gerenciador de arquivos. Confira o que mudou na atualização de hoje.

iOS 11 no iPad e iPhone.

Novos ícones

O iOS 11 já contava com novos ícones na App Store e iTunes Store. Agora, na quarta versão beta, os aplicativos Lembretes, Notas e Contatos também tiveram os seus ícones levemente atualizados.

Novos ícones de aplicativos nativos do iOS 11.

Desbloqueio com o Touch ID redesenhado

Ao tocar em uma notificação com o aparelho bloqueado, o iOS agora mostra uma nova tela para desbloquear com o Touch ID. Pode ser apenas coincidência, mas o novo visual parece se encaixar muito bem em um novo iPhone com o leitor biométrico embutido na tela. Vale lembrar que a confirmação de compras na iTunes e App Store também foi redesenhada anteriormente para dar mais destaque ao Touch ID.

Nova tela para desbloquear o iPhone com o Touch ID.

Novas opções para abrir e visualizar notificações

Ausente nas primeiras versões de testes do iOS 11, a Apple adicionou novamente as opções para visualizar e limpar as notificações na tela de bloqueio e na central de notificações — que agora são unificadas. Agora, porém, é possível apagar a notificação deslizando o dedo do canto direito ao esquerdo da tela, assim como em uma mensagem, por exemplo. Fazendo o gesto contrário, da esquerda para a direita, o aplicativo da notificação é aberto.

Notificações no iOS 11.

Efeitos na Central de Controle

A Apple adicionou vários efeitos nos botões da Central de Controle do iOS 11. Veja abaixo algumas das animações.

Animações na Central de Controle do iOS 11.

Tela de boas-vindas com novas funções do Notas e Fotos

Os aplicativos Notas e Fotos do iOS 11 ganharam uma nova tela de boas-vindas destacando as principais novidades que acompanham a atualização, incluindo a melhor organização das anotações salvas e efeitos nas Live Photos.

Notas rápidas sem desbloquear

Os usuários do iPad Pro com o iOS 11 podem abrir o aplicativo Notas rapidamente apenas tocando na tela bloqueada com a Apple Pencil. Com esta atualização, é possível criar uma nota rápida sem ter que desbloquear qualquer modelo de iPhone ou iPad, utilizando o atalho do aplicativo na Central de Controle.

Notas instantâneas no iOS 11.

No aplicativo Ajustes, é possível definir se o atalho irá criar uma nova nota ou abrir a última visualizada pelo usuário — também há a possibilidade de desativar completamente este recurso. Caso o usuário optar por abrir a última nota visualizada, outra opção permite definir um tempo máximo para abrir a nota sem a senha ou Touch ID.

Notas na tela de bloqueio do iOS.

“Puxar para atualizar” na App Store

Até o iOS 10, o usuário conseguia forçar o recarregamento das páginas da App Store tocando 10 vezes seguidas em qualquer um dos ícones de navegação. Agora, a Apple implementou o gesto “puxar para atualizar”, assim como no Mail e alguns outros. Apesar disso, ao menos por enquanto, só funciona na aba de Atualizações.

Puxar para atualizar a página da App Store.

“Capacidade Total” nas informações do dispositivo

A Apple já se envolveu em várias polêmicas — até mesmo no Brasil — por vender aparelhos com uma capacidade (como por exemplo 32GB) enquanto a capacidade real é um pouco menor, isso porque eles já desconsideravam o espaço ocupado pelo sistema operacional. Com esta atualização, o sistema agora mostra a mesma capacidade indicada na caixa do aparelho, contando também com o tamanho do iOS.

iPhone exibindo capacidade total de 64GB nos ajustes.

Opções de busca no Spotlight com ícones

Ao procurar por alguma coisa no Spotlight, as opções de busca na internet, App Store e Mapas agora são ilustradas pelos ícones de seus aplicativos respectivos.

Spotlight no iOS 11.

Configurações do AirDrop nos Ajustes

As mesmas configurações do AirDrop já existentes na Central de Controle agora também podem ser acessadas pelo aplicativo Ajustes do iOS 11.

Outras novidades

A atualização também trouxe outras novidades mais discretas, como a contagem regressiva ao iniciar uma gravação da tela e o ícone do Wi-Fi em maior espessura. Além disso, o desempenho em aparelhos antigos melhorou consideravelmente.

Vale lembrar que o iOS 11 só deve ser lançado oficialmente para todos os usuários em setembro deste ano. Até lá, os interessados em testarem a nova versão do sistema podem cadastrar seus dispositivos no Apple Beta Software Program.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.