Apple WatchDestaquesDicas para iOSiPhone

Aprenda a configurar um iPhone como novo sem perder informações do Apple Watch

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Se você tem um Apple Watch, provavelmente já sabe que o relógio salva todas as informações junto ao iPhone emparelhado. Portanto, na teoria, não há como configurar o Watch em um novo iPhone sem o backup do celular anterior, para a infelicidade de algumas pessoas. Acontece que, por meio de uma ferramenta específica, é possível realizar essa configuração de um novo iPhone sem perder qualquer informação do Apple Watch, como por exemplo dados de saúde e exercícios.

Conforme utilizamos nossos iPhones durante os anos, acumulamos várias informações no aparelho. Mesmo trocando de iPhone, é comum se utilizar um backup com todos os dados antigos. Chega um momento, porém, que isso pode acabar afetando o desempenho do celular. Afinal, esse backup armazena arquivos antigos e até corrompidos. Para muitos, a questão é simples de resolver: hora de fazer uma instalação limpa. Mas isso pode ser um problema para quem possui um Apple Watch.

Como já foi citado no início do texto, sem o backup do iPhone, os dados do Apple Watch são apagados, algo que certamente impede vários usuários de restaurarem o celular ou até mesmo configurar um novo sem utilizar informações antigas. Há, porém, um programa que resolve este problema: o Decipher Activity Transfer.

O que esse aplicativo faz, basicamente, é criar um novo backup do seu iPhone apenas com os dados do relógio, eliminando todo o resto. Nós fizemos um teste com a ferramenta e ela cumpriu com o que foi prometido. Por isso, decidimos compartilhar com você, leitor, este tutorial para configurar um novo iPhone sem perder os dados do Apple Watch.

Requisitos

  • Instalar o Decipher Activity Transfer em um Mac ou computador com Windows.
  • Ter em mãos o iPhone emparelhado com o Apple Watch.
  • Utilizar a versão mais recente do iTunes no computador.

O programa é pago, mas é possível utilizar a versão gratuita sem qualquer tipo de limitação para este tutorial específico.

O que é possível salvar

  • Informações do aplicativo Saúde
  • Exercícios do Apple Watch
  • Conquistas do Apple Watch
  • Histórico de Atividades do Apple Watch (círculos)
  • Configurações do Apple Watch
  • Senhas armazenadas no iPhone

1. Force um backup do Apple Watch no iPhone

Periodicamente, o próprio iOS cuida de salvar as informações do Apple Watch no iPhone e no iCloud. Porém, como os intervalos são longos, você pode perder muita coisa ao simplesmente fazer o backup direto do iPhone. Para que isso não aconteça, você deve antes forçar o backup do Apple Watch seguindo estes passos:

No iPhone emparelhado com o relógio, abra o aplicativo Watch. Selecione o seu relógio no topo da tela.

Em seguida, toque no ícone de mais informações.

Escolha a opção “Desemparelhar Apple Watch“.

O sistema vai desemparelhar e apagar todos os dados do Apple Watch. Ao mesmo tempo, será feito um backup completo do relógio naquele iPhone com todas as informações armazenadas no Watch até então.

2. Faça um backup criptografado do iPhone no iTunes

Após desemparelhar o Apple Watch, o próximo passo é conectar o iPhone ao computador e fazer um backup utilizando o iTunes. Para isso, abra o iTunes e selecione seu iPhone na lista de dispositivos.

Certifique-se que a opção “Criptografar backup do iPhone” esteja ativada. Caso você nunca tenha utilizado essa opção, o iTunes exige que o usuário crie uma senha para proteger o backup. Só assim as informações de saúde são armazenadas. Anote a senha que criar, pois sem ela é impossível recuperar os dados dos aparelhos!

Por fim, clique em “Fazer Backup Agora” e aguarde o processo ser concluído. Para obter informações mais detalhadas sobre o backup do iPhone no iTunes, confira este artigo.

3. Configure o backup com o Decipher Activity Transfer

Depois que o iTunes concluir o processo de backup do iPhone, abra o Decipher Activity Transfer. Em seguida, selecione o backup mais recente do iPhone na lista.

O aplicativo irá solicitar a senha do backup criptografado, aquela que foi criada anteriormente no iTunes. Insira a senha para prosseguir.

A ferramenta vai exibir informações sobre o backup selecionado. Caso esteja tudo certo, clique no botão “Customize It!“.

Certifique-se de que as três primeiras opções estejam selecionadas. Com isso, o programa irá criar um novo backup mantendo apenas as informações do Apple Watch. Na versão paga, também é possível personalizar o backup com outras informações.

Clique em “Clean It!” para continuar e aguarde o fim do processo.

4. Restaure o iPhone no iTunes com o backup modificado

Depois que o programa concluir o processo anterior, será criado um novo backup somente com os dados selecionados. Este backup estará disponível para uso no iTunes, assim como qualquer outro backup normal. Você pode simplesmente utilizar o novo backup diretamente ou antes fazer uma instalação limpa do iOS, se não for um novo aparelho. Saiba mais sobre a restauração do iOS com o iTunes neste artigo.

Abra o iTunes novamente e volte para a tela de sincronização do seu iPhone. Clique agora em “Restaurar Backup“.

Selecione o backup com o nome “Decipher Cleaned” na lista e clique em “Restaurar“.

Aguarde até o processo ser concluído.

5. Configure novamente o iPhone

Após restaurar o novo backup, será necessário configurar novamente o iPhone, inserindo informações como o ID Apple, senha para desbloqueio, rede Wi-Fi e afins. Siga todos os passos como de costume, não há segredos nessa parte.

6. Emparelhar o Apple Watch novamente

Após configurar o iPhone, é hora de emparelhar o celular com o Apple Watch novamente. Antes de prosseguir, você já pode acessar o aplicativo Saúde para verificar se as informações de atividades foram realmente salvas. Se estiver tudo certo, basta realizar o procedimento padrão no aplicativo Watch do iPhone.

Consulte este artigo de suporte da Apple para obter mais informações sobre o processo de configuração do Apple Watch.

Após a conclusão de todo o processo, seu iPhone estará configurado como novo, mas todas as informações antigas do Apple Watch estarão disponíveis, incluindo os dados de saúde e atividade.

Por segurança, lembre-se não apagar o backup antigo do iPhone, no caso de acontecer algum erro durante o processo. Dessa forma, será possível reverter o iPhone e o Apple Watch exatamente como estavam antes.

Gostou da dica? Ficou com alguma dúvida? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.