Quem acompanhou ontem as notícias de tecnologia provavelmente já deve saber da falha de segurança grave que foi encontrada no macOS High Sierra — a versão mais recente do sistema operacional dos Macs. E se você ainda não sabia, tudo o que precisa fazer agora é instalar a atualização liberada hoje pela Apple que corrige o problema.
Basicamente, sem muitos detalhes técnicos, uma brecha presente no sistema da Apple permitia que qualquer um tivesse acesso às configurações e arquivos de um Mac sem precisar da senha do administrador, utilizando apenas a credencial “root“. A falha já havia sido descoberta há alguns dias, porém somente ontem acabou repercutindo nos sites de notícia.
A atualização de segurança “2017-001” já está disponível na Mac App Store para todos os usuários do macOS High Sierra (versão 10.13 e mais recentes) e é extremamente recomendado que seja instalada o mais rápido possível. A Apple compartilhou nesta tarde um pedido de desculpas aos seus clientes por meio de John Paczkowski, do BuzzFeed. A empresa também comentou que a atualização será instalada automaticamente nos computadores a partir dos próximos dias.
Em nota relacionada, a Apple também mencionou que é possível definir uma senha própria para o usuário “root” (que controla todo o sistema), caso o usuário se sinta mais seguro assim. O processo é um tanto avançado, e o passo-a-passo está disponível neste artigo de suporte.