DestaquesiPhoneRumores

Bloomberg: Apple planeja lançar três novos iPhones no final de 2018

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Ao que parece, a temporada de rumores já começou. Alguns dias após ter divulgado a notícia sobre o lançamento de novos AirPods no final deste ano, o especialista em tecnologia da Bloomberg Mark Gurman publicou hoje informações exclusivas sobre o que a Apple está preparando para a linha de iPhones neste ano. Tudo indica que a empresa irá lançar três novos iPhones no final de 2018, sendo dois deles a continuação do iPhone X em tamanhos diferentes e o outro uma versão mais barata do smartphone.

Conceito de novos iPhones. Imagem: CURVED

Com os lançamentos deste ano, a Apple pretende atingir tanto o público de celulares maiores (conhecidos como “phablets“) quanto aqueles que procuram uma opção um pouco mais barata, porém com recursos atuais e sem comprometer tanto o tamanho do aparelho — como é o caso do iPhone SE. De acordo com as fontes de Gurman, a empresa já está fazendo testes de produção com os fornecedores de peças para os novos aparelhos.

Com uma tela de 6.5 polegadas, o sucessor do iPhone X provavelmente será um dos maiores smartphones do mercado. Assim como fez com a atual geração em relação aos iPhones de 4.7 polegadas, este modelo deve ter um corpo similar ao de um iPhone Plus atual, porém com a tela ocupando quase toda a parte frontal. Com a tela maior, este iPhone terá um lado mais apelativo para o mercado empresarial. Gurman mencionou até mesmo a possibilidade de dividir a tela em certos aplicativos.

Internamente chamado de “D33”, o novo iPhone com tela de 6.5 polegadas terá a resolução de 1242 x 2688 pixels e continuará utilizando a tecnologia OLED. Com isso, a densidade de pixels por polegada deve ficar próxima dos 458ppi que o atual iPhone X com tela de 5.8 polegadas oferece — mantendo a mesma qualidade da tela entre os dois modelos. Por falar em dois modelos, para quem não gosta das telas maiores, a Apple também irá atualizar a versão menor, no mesmo tamanho do iPhone X (este com o codinome D32).

Os dois modelos vão contar com o Face ID, design em vidro e aço inoxidável e a tela quase sem bordas. Além disso, a empresa pretende adicionar um novo processador mais rápido (provavelmente o A12) e uma nova opção de cor dourada, similar ao que já existe no iPhone 8 e iPhone 8 Plus. Curiosamente, as fontes da Bloomberg comentaram que a Apple também está estudando permitir o uso de dois chips (dual-SIM) no iPhone maior, considerando alguns mercados em que isso é comum. Outra alternativa é utilizar o eSIM, que já existe no Apple Watch Series 3 e nos iPads com 4G, mas algumas operadoras ainda estão se posicionando contra a ideia.

Além dos dois aparelhos, que devem ser os principais lançamentos do ano, a Apple também estaria trabalhando em um terceiro novo iPhone. Este, porém, seria uma versão intermediária que deve substituir tanto o iPhone 8 e o iPhone 8 Plus. Ao invés de seguir o mesmo visual do iPhone 8, que nada mais é do que outra adaptação do iPhone 6, este modelo seria mais parecido com o iPhone X.

A tela, apesar do tamanho ainda ser desconhecido, será quase sem bordas e o aparelho também deve contar com o sistema de reconhecimento facial avançado (Face ID). Para que o aparelho seja lançado com um preço menor, algumas coisas devem ficar de lado. Ao invés de OLED, a tela deve utilizar um painel LCD como os demais iPhones. O corpo deve ser montado com as laterais em alumínio fosco, exatamente como o iPhone 8. Há quem diga também que este iPhone contará com apenas uma lente traseira na câmera, ao invés de duas.

Não é a primeira vez que a Apple tenta lançar uma versão mais barata do iPhone. Em 2013, o iPhone 5 foi substituído pelo iPhone 5c. O aparelho era praticamente idêntico por dentro, porém seu corpo era feito em plástico colorido. A empresa descontinuou o iPhone 5c cerca de um ano depois, já que ele não fez muito sucesso entre os consumidores, que preferiam o visual em alumínio do iPhone 5s por alguns dólares a mais.

Tempos depois, o iPhone SE foi lançado e até hoje está vendendo razoavelmente bem, já tendo até mesmo rumores sobre uma nova geração que chegará às lojas em breve. Apesar de ser pequeno, a Apple usou o mesmo corpo de alumínio dos iPhones 5 e 5s, que já foram os top-de-linha na época. Criar um iPhone intermediário porém similar ao iPhone X deve atrair ainda mais consumidores para o smartphone.

O relato de Mark Gurman pode ser lido na íntegra pelo site da Bloomberg (em inglês).

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.