Esclarecimentos sobre o iOS 11 beta e como voltar para o iOS 10

Chegou aquela época em que todos querem experimentar a próxima grande atualização do sistema operacional dos iPhones e iPads. Anunciado no mês passado para desenvolvedores e liberado recentemente para usuários do Apple Beta Software Program, o iOS 11 já rendeu muita dor de cabeça para os usuários que resolveram instalar a nova versão em seus aparelhos. Por meio desta publicação, pretendemos esclarecer algumas dúvidas e ajudar na volta para o iOS 10.

O que é uma versão “beta”?

O termo “beta” é utilizado para descrever algo que está em fase de testes, ainda não lançado oficialmente para todos os usuários. No caso, o iOS 11 beta é apenas uma prévia não concluída do que a Apple ainda vai lançar no final deste ano.

Quem pode instalar o iOS 11 beta? Qual a diferença de um beta para desenvolvedores e beta público?

Em teoria, hoje, qualquer pessoa. Como de costume, a primeira versão de testes de um novo iOS é liberada apenas para os desenvolvedores — que precisam da atualização para que possam testar e preparar seus aplicativos para rodar na nova versão antes que ela chegue ao público. Essa primeira versão beta costuma ser cheia de problemas, então a Apple não disponibiliza para todos.

Neste momento, o iOS 11 beta também já foi liberado no Apple Beta Software Program — um programa público de testes em que qualquer usuário interessado pode cadastrar seus dispositivos para receber as versões beta do iOS. Apesar desta versão já ter alguns problemas mais graves corrigidos, ela ainda não é recomendada para o uso diário.

Posso instalar o iOS 11 beta no meu dispositivo principal sem medo?

Não. Como mencionado acima, versões de testes do iOS costumam ter vários problemas que, muitas vezes, impedem o uso no dia-a-dia. Ao utilizar um iOS beta, você deve estar preparado para lidar com travamentos, lentidões, aplicativos que não funcionam ou fecham inesperadamente e coisas do tipo. É exatamente por isso que a Apple recomenda instalar o iOS beta apenas em dispositivos secundários, para não comprometer aqueles que você precisa para trabalhar, por exemplo.

O que acontece ao usar um beta para desenvolvedores sem autorização?

Ao contrário do beta público, um beta para desenvolvedor é privado, com acesso restrito de acordo com os termos de uso — aqueles que você provavelmente não leu. Ao instalar uma atualização privada sem ter o dispositivo devidamente autorizado, você corre o risco de ter o iPhone ou iPad bloqueado pela Apple, consequentemente perdendo todos os dados nele. Além disso, a Apple já avisa que pode se recusar a prestar suporte técnico para quem estiver utilizando um beta privado para desenvolvedores sem autorização.

Quais são os problemas conhecidos do iOS 11?

Se você vai mesmo instalar o iOS 11, é bom saber antes alguns dos principais problemas nas versões de testes disponíveis atualmente. Separamos uma lista com os mais conhecidos:

  • Recursos do 3D Touch não estão funcionando corretamente.
  • Bloqueadores de anúncios no Safari não funcionam.
  • Nem sempre é possível encerrar os aplicativos em segundo plano.
  • O Wi-Fi, Bluetooth e conexão da operadora são desativados inesperadamente.
  • Alto consumo de bateria.
  • Problemas de conexão com o Apple Watch.
  • Nem sempre a câmera salva as fotos tiradas pelo aplicativo do sistema.
  • AirPlay não está funcionando corretamente.
  • Extrema lentidão em aparelhos mais antigos (iPhone 5s, iPhone 6 e iPad Air).

Vale lembrar que o iOS 11 não é mais compatível com aplicativos desatualizados há muito tempo, ainda em 32 bits. Isso significa que, se você depende de algum aplicativo muito antigo, provavelmente não vai conseguir utilizá-lo após a atualização. Além disso, até mesmo alguns aplicativos atuais apresentam problemas de compatibilidade.

  • Aplicativos de banco como Santander e Nubank não funcionam corretamente e travam ao realizar algumas tarefas.
  • A barra de navegação do YouTube nem sempre aparece, impedindo a busca de vídeos.
  • O Tweetbot trava ao colar qualquer coisa na tela de novo tuíte.
  • O Snapchat se desconecta da conta eventualmente.
  • O iBooks trava ao abrir certos arquivos em PDF.
  • Vários aplicativos simplesmente não conseguem reproduzir vídeos normalmente.

É possível voltar para o iOS 10? Como faço?

Oficialmente, a Apple não permite que um dispositivo com o iOS 11 beta seja restaurado novamente para o iOS 10 — e muita gente na internet está travando seus aparelhos ao tentar o procedimento. Porém, há um método que tem funcionado para algumas pessoas. Faça por sua conta e risco!

  1. Verifique se o iTunes instalado em seu computador é a versão mais recente disponível.
  2. Se você está na segunda versão beta do iOS 11 para desenvolvedores ou na primeira versão beta pública, baixe o arquivo IPSW da primeira versão beta para desenvolvedores e restaure seu iPhone ou iPad para esta versão. Como se trata de um beta privado (já que não há IPSW para as versões públicas de testes), não vamos divulgar aqui links para download.
  3. Após voltar para o iOS 11 beta 1, baixe o arquivo IPSW do iOS 10.3.3 beta e restaure seu iPhone ou iPad para esta versão. Você pode encontrar os links oficiais para download do arquivo IPSW do iOS 10.3.3 beta público aqui.
  4. Estando no iOS 10.3.3, você pode voltar para o iOS 10.3.2 seguindo o mesmo procedimento de restauração. O arquivo IPSW do iOS 10.3.2 pode ser encontrado aqui.

Se eu voltar para o iOS 10, vou perder todos os meus dados?

A menos que você tenha feito um backup completo no iTunes antes de atualizar seu iPhone ou iPad, sim. Não é possível restaurar backups de versões mais novas do sistema em versões anteriores. Neste caso, apenas as informações armazenadas no iCloud devem voltar após a restauração.

E quando eu vou poder instalar o iOS 11 sem estes problemas?

Basicamente, apenas quando a Apple lançar a atualização para todos os usuários em setembro. Toda versão beta do sistema está suscetível aos mais diversos tipos de problemas. Se você não é desenvolvedor e não precisa do iOS 11, aguarde até a versão oficial. E se a curiosidade é maior, instale o iOS 11 beta apenas em um dispositivo secundário.

Se a sua dúvida não foi esclarecida, deixe um comentário abaixo.

Filipe Espósito

Filipe é o criador do iHelp BR. Sempre fascinado por tecnologia, começou a se interessar pela Apple após ganhar o primeiro iPod touch, em 2007. Com a falta de conteúdos sobre a Apple no Brasil, na época, decidiu abrir o iHelp BR para compartilhar dicas e notícias. Entre seus dispositivos mais recentes estão um iPhone 6 Plus, MacBook Pro de 13 polegadas, Apple Watch Series 2 e os novos AirPods. Atualmente está cursando graduação em Jornalismo.

Publicações Recentes
  • Ótima matéria!

    • Obrigado pelo feedback!

      • Maurice Alvarez

        tenho o meu travado na tel DFU tinha o IOS 11 Beta quis tirar ele e agora o q faço ?

        • Instale o iOS 11 beta novamente e siga os passos mencionados no post.

  • Felipe Castro

    Posso so desinstalar o perfil de desenvolvedor e restaurar pelo itunes??

    • Se você quer voltar para o iOS 10, precisa seguir exatamente os passos mencionados no texto. Só desinstalar o perfil só vai fazer com que você não receba mais atualizações futuras do iOS beta.

  • Gabriel Perdomo

    Travei meu iphone 6s na tela de recuperação e não consigo de nenhum jeito restaurar ele, o que faço ?

    • Você precisa colocar em DFU e seguir exatamente os passos que estão no post.

  • Maurice Alvarez

    tenho tentado de tudo nada

  • Eduardo

    Matéria bastante esclarecedora. Parabéns aos envolvidos. Obrigado.

  • Pierre Spader

    Oi filipe boa noite, eu tenho a versao beta instalada 11, e como vi que esta travando muito eu preferi nao realizar o down e gostaria de saber quando sair a versao oficial para o publico em setembro, a versao beta ela atualiza para a versao oficial ou ela sempre vai estar no telefone como versao beta?. Nao sei se deu para entender a pergunta.

    • Sim, quando sair a versão final do iOS 11, você receberá a atualização caso estiver utilizando um beta também.

  • André Lara Rodrigues

    Meu iPhone 7 “congelou” a tela e não consigo usar até que descarregue totalmente e eu volte ele para o carregador. O que fazer? Help! rs

    • Sugiro fazer um backup e restaurar o software pelo iTunes do computador.

  • Theo Czar

    Vivi um pesadelo quando inventei de instalar o iOS 11 Beta 1 (versão pública) no meu iPhone 6s. Com tantos bugs e com a bateria sendo sugada absurdamente ficou inviável continuar. Tentei restaurar meu iPhone e voltar ao iOS 10.3.2 que era o último naquele momento e qual foi o resultado? iPhone travado na tela preta do iTunes. Nem na autorizada da Apple conseguiram trazer ele de volta à vida. Deixei lá para análise e depois de alguns dias entraram em contato comigo dizendo que o dano causado na placa lógica era irreversível. Minha sorte é que ele ainda estava na garantia e me deram um aparelho novo. iOS Beta nunca mais!!!

  • Gustavo Oliveira

    Hey, to com o beta do 11 aqui, quando sair a versão oficial como faço pra parar de ser beta?

    • A atualização vai aparecer normalmente nos Ajustes via OTA.

  • Carlos Morais

    Utilizei todas as versões beta do iOS 11 em meu iPhone 5S e não tive o menor problema… aprovado! (sorte minha?)

  • Cezar Augusto

    Boa noite, atualizei hoje meu iPhone 6s para a versão 11, quando desbroqueio ele, congela a tela iniciar, não consigo fazer nada, quando recebo ligação, ele toca normal, porém não me dá opção para atender ou não, o que pode ser?

    • Você já experimentou fazer um backup e restaurar pelo iTunes do computador?