AppsiPhone

Estúdios estão utilizando o reconhecimento facial do iPhone X para criar personagens animados em 3D

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Quando os consumidores colocaram as mãos no iPhone X pela primeira vez, a internet ficou cheia de Animoji — os Emoji personalizados por meio da tecnologia avançada de reconhecimento facial em 3D presente no mais novo smartphone da Apple. E é com essa mesma tecnologia que alguns estúdios de criação estão desenvolvendo personagens animados em 3D para jogos.

De acordo com uma matéria do The Verge, o estúdio Next Games, que está desenvolvendo o jogo em realidade aumentada “The Walking Dead: Our World”, criou uma ferramenta que captura as informações do movimento de rostos para aplicá-las em personagens 3D, tornando o processo de animação muito mais simples e barato. O repórter Andrew Webster acompanhou o diretor de criação do jogo Mikael Achren utilizando apenas um iPhone X para animar em tempo real um dos personagem do jogo.

Os resultados são impressionantes, principalmente ao se considerar que até então esse tipo de animação só era possível por meio de equipamentos e técnicas com custo elevado, e agora está disponível em um celular que cabe no bolso. De acordo com Achren, o estúdio criou esse aplicativo de captura para o iPhone X em apenas algumas semanas utilizando as próprias ferramentas que a Apple oferece.

O diretor de criação também mencionou que os próprios jogadores vão poder utilizar a tecnologia na versão final do jogo para gravar animações com os zumbis, que vão estar disponíveis para todos visualizarem. Esse recurso, é claro, será exclusivo para quem possui um iPhone X, já que nenhum outro aparelho no momento conta com essa tecnologia.

A câmera TrueDepth

Isso tudo é possível por conta da nova câmera frontal TrueDepth presente no iPhone X. Em uma pequena área no topo da tela do smartphone, a Apple adicionou vários sensores que juntos são capazes de fazer o reconhecimento facial e a captação de movimentos do usuário.

O iPhone X consegue projetar mais de 30 mil pontos infravermelho ao detectar um rosto em frente à câmera. Uma segunda lente frontal consegue registrar as imagens da face com esses pontos, que se transformam em um molde 3D posteriormente. Tudo isso acontece em tempo real e de forma completamente invisível ao usuário.

Como a Apple optou por liberar o uso da câmera TrueDepth para os desenvolvedores de aplicativos, é de se esperar que o iPhone X e os futuros dispositivos lançados pela empresa sejam cada vez mais utilizados na criação e produção desse tipo de conteúdo. O jogo “The Walking Dead: Our World” está previsto para ser lançado no segundo semestre deste ano.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.