Quando a Apple anunciou o iOS 12 e o macOS Mojave em junho deste ano, durante a WWDC, uma das novidades apresentadas para os dois sistemas operacionais foi o FaceTime em grupo. Infelizmente, de acordo com a empresa, os usuários não vão poder utilizá-lo quando as atualizações forem lançadas ao público.
Em uma nota oficial divulgada com a liberação da sétima versão de testes dos sistemas para os desenvolvedores, a Apple afirma que o FaceTime em grupo foi removido e só deve retornar ao sistema em uma outra atualização que será lançada no final do ano. Nenhum motivo específico foi mencionado para a remoção do recurso, que parecia funcionar normalmente até então.
Com o FaceTime em grupo, será possível participar de chamadas em áudio ou vídeo com até 32 pessoas ao mesmo tempo. O serviço de bate-papo da Apple também ganhou outras novidades com o iOS 12, incluindo filtros e Animoji em tempo real — que continuam disponíveis até o momento com a versão beta mais recente.
Essa não é a primeira vez que a Apple remove algum recurso anunciado antes de ser liberado ao público. No ano passado, recursos como o iMessage no iCloud e AirPlay 2 foram anunciados com o iOS 11 ainda na WWDC, porém só foram lançados no começo deste ano com uma atualização do sistema.
Ao que parece, isso tem se tornado uma prática cada vez mais comum na Apple (como é o caso do AirPower). Para os usuários, isso só deve causar estranheza e frustração. Tanto o iOS 12 quanto o macOS Mojave devem ser lançados para todos os usuários em meados de setembro.