DestaquesMacNotícias

Novo macOS Mojave traz ao Mac tema escuro e mais aplicativos do iOS

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

A surpresa com a nova versão do sistema operacional dos Macs provavelmente seria maior se um vídeo oficial não tivesse vazado na semana passada. Ainda sim, é ótimo ver que tudo aquilo de fato se tornou real. A Apple anunciou hoje na WWDC 2018 o novo macOS Mojave. Entre as novidades, está o novo tema escuro e mais aplicativos do iOS disponíveis no computador.

Tema escuro

Agora é oficial: o macOS Mojave possui um tema escuro completo, que altera a cor dos menus, Dock, aplicativos e até mesmo da lixeira. Todos os desenvolvedores podem adaptar seus aplicativos para serem compatíveis com o novo visual. Algo interessante é a possibilidade de configurar o tema escuro para ser ativado apenas em determinado horário e com um plano de fundo específico.

Mesa e Finder

Se você é daqueles que costuma deixar a área de trabalho do Mac toda bagunçada e cheia de arquivos, vai gostar dessa novidade no macOS Mojave. Basta clicar em um dos menus do Finder para organizar todos os arquivos categorizados por formato (como PDFs, imagens, vídeos e apresentações de slides).

O Finder agora conta com uma forma mais intuitiva de pré-visualizar os arquivos, sendo possível até mesmo executar algumas ações rápidas como girar imagens e fazer marcações sem a necessidade de abrir qualquer aplicativo.

FaceTime em grupo

O FaceTime em grupo foi anunciado com o iOS 12 mas também está presente no macOS Mojave. Basta criar um grupo no iMessage por meio do aplicativo Mensagens e iniciar uma chamada com todos os membros. É possível fazer uma chamada de áudio ou vídeo com até 32 pessoas.

Mac App Store reformulada

No ano passado, a Apple redesenhou toda a loja de aplicativos do iOS, e neste ano é a vez do Mac. Com o macOS Mojave, a Mac App Store fica mais parecida com a versão do iPhone e iPad. Logo de início, o usuário contará com sugestões de aplicativos selecionados pelos próprios editores da Apple. As categorias foram repensadas e a pré-visualização de apps ficou mais intuitiva com os vídeos.

A Apple também anunciou que está trabalhando com grandes desenvolvedores para melhorar o acervo da loja de aplicativos do Mac. Entre eles, está a Microsoft com o Office 365, a Adobe com o Lightroom CC e a Snap Inc. com o Lens Studio. Todos esses aplicativos serão lançados na Mac App Store assim que o macOS Mojave estiver disponível para o público.

Mais aplicativos do iOS no Mac

Mais uma vez, a Apple trabalhou para integrar ainda mais seus dispositivos. Agora, os aplicativos Bolsa, Casa, Gravador e News estão disponíveis também nos computadores. Além disso, o macOS Mojave consegue acessar a câmera de um iPhone ou iPad por conexão sem fio para ser utilizada em aplicativos do Mac, o que pode ser útil para escanear documentos, por exemplo.

O mais interessante é que estes quatro aplicativos são os primeiros aplicativos universais do macOS. Ou seja, compartilham o código com os respectivos aplicativos do iOS. De acordo com a Apple, este é um projeto que ainda está em testes e será voltado para os desenvolvedores que querem levar seus apps do iOS ao Mac de maneira mais fácil. Infelizmente, essa ferramenta só será liberada em 2019.

Dispositivos suportados

Uma péssima notícia para quem tem Macs muito antigos. Os modelos de 2009, 2010 e 2011 — que suportam o High Sierra atualmente — não podem ser atualizados para o macOS Mojave por conta de limitações das novas tecnologias utilizadas pelo sistema operacional.

Lançamento

O macOS Mojave ainda está em fase inicial de testes apenas com desenvolvedores. Usuários do Apple Beta Software Program devem receber a atualização em julho, enquanto a versão final para o público só deve sair no final do ano. Outras novidades serão detalhadas em breve aqui no site.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.