Apps

Final Cut Pro e Logic Pro serão lançados para iPad em breve

Final Cut Pro e Logic Pro serão lançados para iPad em breve

Desde 2011, a Apple oferece seu editor de vídeos iMovie para usuários de iPad, assim como o editor de áudio GarageBand. No entanto, a empresa nunca havia lançado versões de iPad dos seus aplicativos voltados para uso profissional. Isso mudou nessa terça-feira (9) com o anúncio de que o Final Cut Pro e Logic Pro serão lançados para iPad em breve.

Final Cut Pro e Logic Pro para iPad

O Final Cut Pro é o editor de vídeo profissional da Apple, até então disponível exclusivamente para Macs. O editor é bastante conhecido entre os profissionais de edição, sendo utilizado até mesmo em grandes produções de Hollywood. Com a versão de iPad, a Apple traz as principais ferramentas de edição disponíveis no Final Cut Pro para Mac.

A interface do Final Cut Pro foi adaptada para a tela do iPad, já que a versão de Mac foi criada para ser utilizada com mouse e teclado. Será possível interagir com a linha de edição através de gestos na tela. Além disso, o aplicativo conta com suporte ao Apple Pencil para editar e pré-visualizar clipes. O Apple Pencil também pode ser utilizado para criar animações no próprio app.

Assim como no Mac, usuários do Final Cut Pro no iPad vão encontrar opções para editar vídeos multi-câmera, ajustes de cores, transições, títulos, efeitos sonoros e até mesmo suporte para plugins de terceiros. Há ainda a possibilidade de gravar clipes em ProRes com ajustes manuais pelo próprio aplicativo de iPad.

Já o Logic Pro é o editor de áudio profissional da Apple. Assim como o Final Cut Pro, o Logic Pro para iPad teve a interface adaptada para a tela sensível ao toque. O aplicativo traz as batidas, instrumentos, opções de gravação, edição e mixagens já disponíveis na versão de Mac. A versão de iPad também oferecerá suporte para plugins de terceiros.

Final Cut Pro e Logic Pro serão lançados para iPad em breve

Disponibilidade

O Final Cut Pro e o Logic Pro para iPad serão lançados no dia 23 de maio. Para instalar o Final Cut Pro é preciso ter um iPad equipado com chip M1 ou superior. Já o Logic Pro é compatível com iPads que tenham o chip A12 Bionic ou superior. A assinatura de aplicativo custará R$29,90 por mês ou R$299,00 por ano.

Vale lembrar que os apps também exigem o iPadOS 16.4 ou versão mais recente do sistema operacional.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.