Firmware interno revela que novo iMac Pro conta com processador A10 do iPhone e iPad

Parece que não está nada fácil para a Apple manter segredo em 2017. Depois de várias informações do HomePod e dos novos iPhones que vazaram antes da hora, agora é a vez do iMac Pro. O desenvolvedor Steve Smith descobriu que o novo computador da Apple, que deve chegar às lojas em dezembro deste ano, conta com um processador A10 Fusion — o mesmo utilizado no iPhone 7 e no iPad Pro de segunda geração.

As informações foram descobertas em um firmware do iMac Pro, que foi disponibilizado antecipadamente nos servidores da Apple. Há anos os rumores sobre a Apple estar testando seus próprios processadores nos Macs circulam na internet, sendo que o MacBook Pro já conta com um chip similar ao utilizado no Apple Watch para controlar a Touch Bar.

Este, então, seria o primeiro Mac a ter de fato um processador da série “A”. Mas o que isso significa, afinal? Ainda não dá para falar ao certo os motivos da Apple ter colocado esse processador lá, até porque ele deve ficar “desativado” por enquanto. Em teoria, isso permite que o Mac e o iOS até mesmo dividam os aplicativos, por exemplo.

Os processadores com arquitetura ARM — utilizados no iPhone, iPad, Apple Watch e outros dispositivos móveis — são conhecidos por serem extremamente eficientes quando o assunto é economia de energia. A própria Bloomberg já mencionou no início do ano que a Apple estaria testando Macs com processadores Intel e ARM funcionando simultaneamente. Enquanto o Intel lidaria com as tarefas mais pesadas, o ARM executaria processos mais leves, resultando em mais bateria para os MacBooks e outras vantagens.

O iMac Pro já é bem equipado com processadores Intel Xeon, porém vários testes já mostraram que o processador mais recente da Apple, o A11 Bionic dos iPhones 8 e X, é mais rápido do que a linha i5 e i7 utilizada em alguns MacBooks.

Nós já estamos com este firmware desbloqueado em mãos, juntamente com outros desenvolvedores, e estaremos atualizando esta publicação conforme encontrarmos novidades.

Filipe Espósito

Filipe é o criador do iHelp BR. Sempre fascinado por tecnologia, começou a se interessar pela Apple após ganhar o primeiro iPod touch, em 2007. Com a falta de conteúdos sobre a Apple no Brasil, na época, decidiu abrir o iHelp BR para compartilhar dicas e notícias. Entre seus dispositivos mais recentes estão um iPhone 6 Plus, MacBook Pro de 13 polegadas, Apple Watch Series 2 e os novos AirPods. Atualmente está cursando graduação em Jornalismo.

Publicações Recentes